Clima entre fazendeiros e indígenas volta a ficar tenso na região do Parque Nacional, no interior de Porto Seguro.

Giro de Noticias - 18/07/2022 - 11:53


Em Porto Seguro, na região sul da Bahia, o clima de tensão entre produtores rurais e indígenas voltou a preocupar. Segundo um grupo de produtores rurais, desde domingo (17/07), indígenas tentam ocupar propriedades rurais às margens do Parque Nacional de Monte Pascoal, interior de Porto Seguro.

Ainda segundo informações, uma propriedade na região já foi ocupada por indígenas e existem ameaças de ocupações em outras propriedades vizinhas. Diante da situação, os produtores rurais da região de Itabela, Porto Seguro e Itamaraju, vão se reunir na tarde desta segunda-feira, as 14h, no posto bem-te-vi, em Itamaraju para discutir sobre ao assunto e qual as providencias serão tomadas.

A reportagem não conseguiu contado com o dono da propriedade invadida e nem com a Funai para comentar sobre a situação no local. As informações foram obtidas por dois produtores que tem terras na região.

A região citada já foi alvo de ocupação por indígenas no ano de 2014 e foi desocupada por força judicial, através de um mandado de reintegração concedida em favor dos produtores na época pela Justiça federal.

 As áreas são reivindicadas pelos indígenas da Tribo Pataxós, alegando que as terras na região ficam em terras indígenas. Atualmente, 17 propriedades entre grandes e pequenas estão sobre ameaças de serem ocupadas.

As famílias e donas de algumas das propriedades colocaram seguranças para cuidar das sedes das fazendas e várias mulheres e crianças já saíram do local. Nos últimos dias, sede de uma das propriedades, fazenda Brasília, foi alvo de disparos de arma de fogo durante a tarde e à noite, o que deixou o clima ainda mais tenso na região.

Os produtores rurais acreditam que nem todos os integrantes do grupo, são índios, para eles, tem pessoas infiltradas se passando por índios. A reunião de hoje tem como objetivo principal, buscar apoio das forças federais para evitar um possível confronto entre produtores e indígenas.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



O dinheiro do gado das fazenda que eles roubaram acabou, agora quer volta novamente para roubar. A liderança da aldeia obriga os outros índios ir fazer as invasão, no final as liderança fica de bolso cheio do dinheiro do roubo e os outros fica na merda! Além dos bandidos de outros locais que as liderança paga para vim ajudar invadir.
Paula Guedes

Os fazendeiros sabe o que fazer, se eles deixarem vão roubar destruir tudo, igual fizeram a outra vez. As pessoas tem que parar de vitimizar índio, índio também vira bandido, assim como: branco, negro, asiático etc. Da outra vez, matou, roubou, fez barbárie e nada foi feito. Então agora é a hora, ha ta, lembrando a PF vai resolver não, da última vez, um agente federal falou, que a culpa era nossa que não sabe votar, que se fosse nos que estivesse na aldeia, eles resolveriam, com era o contrario.
................