Área de preservação ambiental em propriedade rural em Trancoso, distrito de Porto Seguro é invadida por um grupo do Movimento da Resistência Camponesa, MRC.

Giro de Noticias - 22/07/2022 - 07:58


Uma Área de Proteção Ambiental (APA) Caraíva Trancoso, que fica em  uma propriedade rural, situada em Trancoso, distrito do município de Porto Seguro, foi ocupada pelo Movimento da Resistência Camponesa, MRC, nos últimos dias e tem atraído milhares de pessoas para o local. Mesmo com a notícia de que a propriedade devem ser reintegrada a qualquer momento e os responsáveis responsabilizados por crime ambiental, muita gente ainda continua chegando ao local.

A invasão na propriedade que fica vizinha ao Hotel Fasano e a poucos quilômetros das praias no litoral de Trancoso e de Caraíva, tem chamado a atenção, pelo fato de presenças de pessoas com veículos caríssimos, políticos e até pré-candidatos, que tem ido ao local e até fazendo discurso políticos dentro da área de reserva ambiental invadida a mais de 15 dias.

Entre as pessoas que foram ao local, está uma possível candidata e que segundo informações é esposa de um dos Secretária de Governo de Rui Costa. A mulher que se identificou como, Ivoneide Caetano, da cidade de Camaçari, foi ao local e discursou para um grande público presente, em tom de campanha eleitoral.

Ela iniciou-se, seu discurso comprimento duas pessoas que ela chamou de Jadson e Netinho e que segundo as informações, são os líderes da invasão, em seguida dirigiu-se, ao público falando de sua vida pessoal na atuação política, fazendo referência ao Luiz Caitano, tecendo críticas ao presidente Bolsonaro e continuou incentivando aos presentes, dizendo que não tem outro jeito, o jeito é luta, o que resolvem tudo é a política e parabenizou os lideres pela organização da ocupação e pediu que todos continue acreditando na política.

Em tom de campanha eleitoral e sem nenhuma preocupação com a área que é uma reserva ambiental, que teria de ser protegida pelo estado e os demais órgãos ambientais, municipal e federal, Ivoneide Caetano, disse ser companheira de Luiz Caitano, atual Secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Rui Costa (PT).

A atitude da mulher contraria o que os partidos de esquerda, em especial o PT, tem defendido, que são as causas ambientais. Estes partidos tem um alto padrão de defesa ao meio ambiente e sempre estão na luta em defesa de uma educação ambiental sobre o ecossistema e preservação de áreas ambientais, o que parece, nem sempre que estes partidos pregam e que cobram junto ao governo federal, tratando de meio ambiente, eles cumprem quando a situação politicamente é favorável a eles.

Uma das maiores revolta e tristeza do produtor rural, que reside na região a mais de 40 anos, vai além do fato da invasão, a destruição de uma área de reserva ambiental da propriedade e que ele tem tido todo cuidado para manter a reserva intacta e preservando espécies de aves, bichos e plantas brasileiras que estão em risco de extinção

De acordo com as informações, os líderes da invasão esta recebendo apoio e incentivo de pessoas que representam o estado e ainda cobrando um valor de R$ 80,00, com o compromisso de que, cada pessoa que fazer a inscrição terá um pedaço de chão na localidade ocupada.

Tratando-se, de uma área de reserva ambiental, de acordo com as leis descritas no código ambiental, municipal, estadual e federal, área de preservação ambiental não poder ser desmatada, quem causar danos a fauna e a flora, vai responder criminalmente.

A assessoria do produtor rural, em contato com a redaçao do Giro e Notícias, esclareceu que já existem uma decisão de reintegração de posse em favor do produtor e ações judiciais contra os organizadores e apoiadores da invasão. Os responsáveis pelos prejuízos e agressões ao meio ambiente, serão punidos no rigor da lei, esclarece.  

As ações de invasões as terras no sul e no extremo sul da Bahia, está sobre investigação de uma possível manobra política e criminosa, por grupos ligados ao PT. O pedido da investigação foi feito pelo ex-ministro e deputado federal, João Roma, ao Ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres.

Ainda de acordo com os representantes pela Área de Proteção Ambiental (APA) Caraíva Trancoso, já existe em curso, uma ordem judicial de reintegração de posse, portanto, as garantias de quem pagou de que vai receber um pedaço de chão neste local, não condiz com a verdade, esclarece os reclamantes.

A reação Site do Giro de Notícias não teve contato dos ressoáveis pela ocupação, deixa espaço aberto caso queiram se manifestar sobre ao assunto

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Engraçado vcs... Pq não fez uma mega matéria encima do Fasano e outros empresarios que invadiram o mangue e derrubaram muitas árvores...acho bom ,antes de vcs publicarem esse livro... Pesquisar a verdade... Direitos iguais .. ninguém é melhor ou mais que ninguém... Pronto .. falei
Eu falo mesmo

Seu texto não fala de política abitacional só faz crítica ao PT e inaltesse o atual governo
Eu

o povo quer direitos iguais e não balela e salarios pobres trabalhios e tempo em demasia, pra nada ricos mais ricos, pobres morrendo e aumentado mais a misseria,isso e que tem ser revisto... a favor da desapropiacao pois foi roubado, espulso..
leopold restaurante

Engraçado, que é na matéria fala de desmatamento e crime ambiental abre o mapa da área e olha onde foi feito o acampamento, os ocupanantes só preencheram a área que já estava desmatada pelo primeiro invasor. Simples se a terra de fato a ele pertence, que apresente documentos autenticados do mesmo
Bifaldo

Quando falaram que a notícia vinha do GN , já Sabia da bestagens q iam postar .
João

E o que o doutor Moacir fez com rio dos frades pra por criação de búfalos não é crime ambiental não
Cidadã

Então se for pra falar de atos de desmatamento ambiental vamos falar de todos os podres de Trancoso inclusive o do manguezal ali na praia dos nativos que está sendo cortado e aterrado liberando um monte de CO2 na atmósfera prejudicando a fauna, flora e habitat das espécies do local e aterrado pra fazer condomínios,não vão lá,vai no fasano também andem ali pela estrada de chão e vejam o desmatamento que tambem esta na APA CARIVA TRANCOSO.
Ana

Como pode isso as autoridades não tá vendo não acabando com o meio ambiente
Minha nossa bi

O que vocês da reportagem não mencionou, é que suposto proprietário, não tem documentação condizente com o devidos preceitos legais, o mesmo o moacir possui simplesmente 120 processos de pessoas contra ele de terras, ele se apossou de muitas terras de maneira ilícita,muitas delas devolutas, estamos juntando um dossier para denunciarlo no consulado português, ministério público, temos documentos, de muitas pessoas que ele se apossou das suas terras, vamos mostrar a verdade nua crua contra esse sr
Juntos