Coordenadora do novo Centro de Especialidades em saúde, diz que a disponibilização do Centro vai atender toda as demandas da população eunapolitana.

Giro de Noticias - 26/07/2022 - 15:08


A rede municipal de saúde de Eunápolis, conta agora com um moderno Centro de Especialidades Médicas, onde são oferecidos à população consultas, exames e até mesmo pequenas cirurgias.  O centro que funciona no bairro Pequi, está equipado para atender até 300 pacientes por semana, conta a coordenadora do centro de saúde, Maiane Ferreira Moreira.

Ao todo, são mais de 20 profissionais médicos da área de saúde atendendo diariamente usuários com necessidades específicas. O centro foi criado para garantir a integralidade do atendimento dos pacientes e tem uma proposta resolutiva e é complementar às demais redes assistenciais (de atenção básica, de urgência e emergência e hospitalar.

 Todos os serviços são referenciados, ou seja, só são disponibilizados para os usuários que passaram pela rede de atenção básica e foram encaminhados por um médico de uma das Unidades de Saúde da Família (USFs). Na própria unidade de saúde da família é feita a marcação via Central de Regulação. A porta de entrada é a rede de atenção básica, que avalia, encaminha e agenda. Tem que haver esse direcionamento”, explica a coordenadora

Segundo ela, são mais de 30 especialidades de serviços de saúde que serão disponibilizados no Centro, que disponibilizará exames e consultas com os seguintes especialistas: alergista pediátrica, anestesiologista, angiologia, cirurgião geral, cirurgião torácico, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroenterologia, ginecologia, ginecologia obstetra, nefrologia, neurologia, nutrição, pneumologista, oftalmologia, Ortopedista, Pediatria, pneumologista, Psicologia adulta e infantil, reumatologia e urologia.

E ainda contará com os seguintes exames: ultrassonografia, espirometria, eletrocardiograma, neoroencefalograma, além de procedimentos como, Cirurgia de Alta Frequência (CAF), biópsia ginecológica, preventivos alterados, cauterização, pólipos cervical.

De acordo com a coordenadora, o atendimento é feito por ordem de necessidade. Quem precisa mais é atendido primeiro. Não há filas ou superlotação porque todos os exames, consultas e procedimentos são agendados. E na hora da marcação, o servidor da saúde da rede de atenção básica já passa todas as informações, como nos casos de exames que precisam ser feitos em jejum ou requerem a presença de uma acompanhante”, destaca.

A prefeita, Cordélia Torres, falou durante a inauguração do centro de especialidades em saúde, Dr. Luiz Andrade, na trade desta segunda-feira, 25/07, que o novo equipamento além de proporcionar aos profissionais da saúde e a população um centro amplo, moderno e climatizado, vai oferecer diversos serviços de excelência e resolver as demandas da população.

Codélia criticou a falta de atendimentos aos eunapolitanos pela policlínica do estado recém-inaugurada em Eunápolis, pelo governador Rui Costa (PT). A prefeita disse que o município tem arcado com cerca de R$156,000,00, por mês e os atendimentos a população não tem sido satisfatórios.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/