Suspeitos de varíola dos macacos são investigadas em Itapebi e Santa Cruz Cabrália.

Giro de Noticias - 29/07/2022 - 11:45


Foi emitido um alerta à população, na quinta-feira (28/07), pela Secretaria de Saúde de Itapebi, através da Vigilância Epidemiológica, sobre suspeitas de um caso de monkeypox, conhecido como varíola dos macacos, que está sendo investigado no município. Trata-se de uma mulher que está em isolamento domiciliar e apresenta quadro clínicos estável.

Outro caso suspeito está sendo investigado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em Santa Cruz Cabrália, o caso está aguardando diagnóstico laboratorial. Além disso, conforme a Sesab, continua sob investigação um caso suspeito também em Porto Seguro.

Até então, já foram confirmados cinco casos da doença na Bahia. Todos de pessoas são residentes em Salvador, conforme o último boletim da Sesab, divulgado terça-feira (26/07).

Monkeypox é uma zoonose viral parecida com a varíola humana, erradicada em 1980. A doença causa febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia (inchaço de gânglios), calafrios e exaustão.

A infecção tem com sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida em dois períodos. O primeiro deles é a invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.

O segundo é a erupção cutânea (bolhas), que começa entre o primeiro e o terceiro dia após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes à varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Fonte radar 64

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/