Romaria de Nossa Senhora da Pena celebra 487 anos de devoção à padroeira da Terra Mãe do Brasil

Giro de Noticias - 27/08/2022 - 19:50


Espera-se, diariamente, milhares de pessoas, entre romeiros e fiéis católicos da cidade e região, passando pelo circuito do festejo para a celebração dos 487 anos de devoção à padroeira da Terra Mãe do Brasil, Nossa Senhora da Pena, entre os dias 29 de  julho a 8 de agosto, em tradicional evento promovido pela Paróquia de Nossa Senhora da Pena, no Centro Histórico, de Porto Seguro.

O tema da romaria deste ano é “Em Tempo de Pandemia, Suplique a Intercessão da Virgem da Pena, Senhora da Paz”, com o objetivo de consolar e conscientizar o fiel do momento vivido e suplicar as bênçãos.

O ponto alto da programação será dia 8, quinta-feira, com a Santa Missa Solene às 10h, às 15h haverá a esperada procissão saindo do centro, seguindo para a cerimônia de encerramento e benção do Santíssimo Sacramento e às 20h, um lindo Show Pirotécnico tomará os céus com brilho e cores.

Além das celebrações litúrgicas, estará de volta a tradicional “Feira da Santa”, com aproximadamente 300 barraqueiros expondo artesanatos e confecções, apresentações culturais, shows com cantores da região e muitas outras novidades.

“O diferencial dos festejos desse ano é trazer a essência do caráter de Romaria, do povo simples e devoto que vem ao encontro da mãe. As tradições como ofícios e novenas tem o seu lugar e é isso que estamos resgatando”, destaca o Pároco, Frei Manoel Oliveira. O vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa, aponta a romaria como “símbolo de uma expressão das identidades religiosas, históricas e culturais da Terra Mãe do Brasil, reunindo romeiros do Brasil e até do exterior, tanto que a lei municipal Nº1739/22 declara a festa de N.S. da Pena como Patrimônio Histórico Imaterial, sancionada pelo prefeito Jânio Natal e é um importante nicho turístico de nossa cidade”, cita, falando da importância do apoio da gestão municipal ao evento.

A retomada do evento após a pandemia, nos moldes tradicionais, recebe um grande incentivo do prefeito, Jânio Natal, entusiasta do festejo, com o maior aporte da história da festa, pelo Fundo de Turismo (Fundetur), aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (CMDT), dando total suporte estrutural e logístico para que essa seja a maior e melhor edição do evento de todos os tempos.

A programação das celebrações litúrgicas e momentos da Romaria 2022 podem ser acompanhados através das transmissões ao vivo, pelas redes sociais da paróquia: @paroquianossasenhoradapena

Nossa Senhora da Pena

De acordo com a crença católica, o título Nossa senhora da Pena tem sua origem na época do Renascimento. Nessa época, artistas, tanto da escrita quanto das artes plásticas, pediam proteção e inspiração à Virgem Maria. Por isso, ela passou a ser venerada como protetora e padroeira das artes, dos artistas, dos escritores, dos publicitários.

Por esta razão ela é representada segurando uma pena (caneta) na mão direita e um livro na mão esquerda. Ao manto azul simboliza que ela está no céu e, de lá, intercede pela inspiração dos que a pedem.

Conforme historiadores, no Brasil, a devoção à Nossa Senhora da Pena recebeu outra conotação. A “Pena” tomou o significado jurídico de “castigo”, ao qual um escravo seria submetido, se não tivesse alcançado a ajuda de Nossa Senhora da Pena. Ao longo do tempo, fiéis católicos relatam inúmeros milagres advindos de crença na santa!

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Está errado esta data 29 setembro a 8 de agosto olha quem digitou esta data não está errada
Regiane