Mesmo Mantega estando inabilitado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a exercer cargo de confiança na administração pública federal Lula convidou para participar da transição, más foi denunciado e teve que deixar o cargo.

Giro de Noticias - 18/11/2022 - 16:05


O ex-ministro da Fazenda Guida Mantega, anunciou sua renúncia à equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (17). Mantega está inabilitado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a exercer cargo de confiança na administração pública federal, ou seja, não poderia ser remunerado. O ex-ministro sofre uma punição por conta do envolvimento no caso das pedaladas fiscais. Sua participação na equipe de transição, portanto, seria de forma voluntária.

O anúncio de Mantega na equipe de transição causou uma situação de descontrole na economia e a saída dele pode ser o remédio para acalmar o mercado e restabelecer a normalidade da bolsa e o equilíbrio do dólar que disparou diante da fala de Lula de extrapolar o teto de gasto e valores altíssimos de cerca de R$ 200 bilhoes fora do teto por tempo indeterminado.

Em comunicado, Mantega tentou atribuir o descontrole da economia aos adversários de terem tumultuado o planejamento e “criarem obstáculos” para a implementação do futuro governo, o que teria sido uma das causas de seu afastamento da equipe.

O ex-ministro foi alvo de um procedimento administrativo do TCU, que o responsabilizou, enquanto ministro da Fazenda, por praticar postergação de despesas no ano de 2014, às chamadas pedaladas fiscais, diante disso ele teria ficado impedido de exercer cargo por oito anos.

O ex-ministro sofre uma punição por conta do envolvimento no caso das pedaladas fiscais. Sua participação na equipe de transição, portanto, mesmo de forma voluntária seria ante ético para um presidente que já foi preso por formação de quadrilha iniciar uma transição com membros inabilitados de exercer funções públicas..

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/