Alunos da rede municipal concluem curso de prevenção às drogas e à violência

Giro de Noticias - 15/12/2022 - 09:20


Com uma cerimônia realizada no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, 147 alunos das Escolas Municipais Manoel Carneiro e Monteiro Lobato receberam a certificação de conclusão do curso do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Seguro e o 8º Batalhão da Polícia Militar, o programa tem como objetivo prevenir o uso de drogas e a violência nas salas de aula.

O evento contou com a presença do subcomandante do 8° BPM, major Lima Neto, representando o comandante coronel Alexandre Costa de Souza; da secretária de Educação, Dilza Reis, representando o prefeito Jânio Natal; das diretoras da Escola Prefeito Manoel Carneiro, Edna Borges e da Escola Monteiro Lobato, Neyla, além de policiais militares e familiares dos alunos.

"Sabemos da necessidade de cumprir nossa missão constitucional, que é realizar o policiamento ostensivo. Porém, não deixa de ser gratificante, saber que podemos atuar em outras frentes também. O PROERD nos mostra que podemos fazer muito mais do que patrulhar as ruas. Podemos investir na educação das nossas crianças, mostrando os perigos decorrentes do ingresso no mundo das drogas", disse o Major Lima Neto.

Drogas e bullying

A secretária Dilza Reis também reconhece a importância do curso de formação educacional, envolvendo a Polícia Militar, escolas e famílias, com duração de três meses e destinado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. “Para nós da Prefeitura, essa ação conjunta chega para somar, porque prepara as crianças em uma fase decisiva, em que elas estão em processo de formação. Nossos alunos precisam estar preparados para reconhecer e enfrentar as pressões diárias, que influenciam para as práticas do uso de drogas e da violência, contribuindo também para evitar a prática do bullying”, salienta.

De acordo com a secretária, esta é uma ação que conta com o total apoio do prefeito Jânio Natal. “Um dos pontos que ele acredita e defende sempre é na transformação das pessoas por meio da educação, especialmente com um programa disciplina tão eficaz como esse, onde os policiais também fazem o papel de educadores”, observa.  Ela agradeceu o apoio da Policia Militar, através do comando e dos policiais e à direção e equipes gestoras das escolas. “Muito importante a participação de todos os envolvidos, diante de um tema tão relevante que impacta a vida dessas crianças para sempre”, salienta.

Fonte da Secretaria Municipal de Educação/ Prefeitura de Porto Seguro

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/