Ônibus quebrado, Estradas intransitáveis, escolas sem infraestruturas, são alguns dos problemas que impedem acesso de estudantes à escola na zona rural de Guaratinga.

Giro de Noticias - 09/03/2023 - 19:30


A reportagem do Giro de Notícias tem recebido muitos vídeos e áudios mostrando e contando a precariedade no sistema de educação no município de Guaratinga.

Pais de alunos contam que a busca pela educação tem sido um desafio para estudantes que vivem na zona rural dos povoados de Monte Alegre, Monte Azul, Burahem e São João do Sul, interior de Guaratinga.

Uma moradora enviou um vídeo que mostra um ônibus quebrado na região da comunidade dos binhas no Córrego da Beleza. No mesmo local aparece um veículo Fiat Strada de cor branca, sendo oferecido para levar aos alunos e é possível ouvir uma mãe dizendo que não deixaria seu filho ir pra escola no veículo.

Outras imagens mostram a situação precária da estrada de acesso  Monte Azul a Brunhem. São mais de 30 Km de puro buraco e crateras possível de tombar um veículo pequeno.

Além das estradas, as escolas também encontra-se, em situação bem parecidas, no renascer 2 as janelas estão caindo, no instituto de Educação de Guaratinga muitos vazamentos no telhado, colégio em Monte Alegre com portas e janelas quebradas, sistema elétrico e hidráulico com problemas. Segundo o presidente da APLB-Sindicato, Orlandy Cabral, essas escolas foram todas reformadas recentemente.

Muitas outras reclamações vem de regiões, como. Água Preta, Cotia, Santa Rosa Monte Azul, região dos Binhas, entre outras. Muitos alunos ficaram sem frequentar aulas no ano passado devido a falta de ônibus por causa das estradas e corre o risco de ficar novamente sem poder ir as escolas novamente por causa das estradas que após as fortes chuvas de 2021 e no começo de 2022, pontes e bueiros foram destruídos e as vias de acesso ficaram em péssimas condições e não foram recuperadas,com a volta das chuvas a tendência é piorar.

O ônibus escolar não consegue passar em dias de muitas chuvas na maior parte das estradas dessas regiões. "Com a chegada das chuvas que se aproxima e caso a prefeitura não intensificar um trabalho de recuperação dessas estradas com urgência, todas as regiões citadas vão ficar interditadas e os alunos sem poder ir as escolas", conta um morador da região que não quis ser identificado com medo de perseguição.

Por causa da falta de infraestrutura das escolas, transporte escolar ruim, merenda escolar de péssima qualidade e a falta de manutenção da estradas para locomoção do transporte escolar, professores da rede municipal de ensino de Guaratinga, já realizaram duas assembleias e uma paralização de advertência pedindo melhoramento urgente. Segundo o sindicato da categoria, APLB, outra assembleias já estão agendada e não resolvendo vai haver paralização até que a gestão tome as providencias.   

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



E essa empresa COABRIEL só sabe usufruir. Nada investe no município e junto com as serrarias acabam com as ruas do bairro Ouro Verde.


As ruas de itabela que não são calçadas deveria ser cascalhadas. Isso evitaria a buraqueira pois quando passa apenas a patrol os buracos ficam com a terra solta. Se jogasse cascalho além de melhorar o ir e vir evitaria essa buraqueira toda
Estrada vicinal sem manutenção. Não dá

Guaratinga está abandonada. Já na chegada da cidade da para ver o descaso.