Hoje é dia de eleição de diretores e vice-diretores na rede municipal de ensino de Itabela. A reportagem Giro acompanhou a votação neste primeiro dia de eleição

Giro de Noticias - 24/11/2023 - 14:10


Antes mesmo da abertura dos portões das Escolas Municipais de Ensino de Itabela, por volta das às 7 horas, já era possível verificar uma concentração de pais, mães, responsáveis e representantes da comunidade ansiosos para exercer o direito de voto em dia de eleição para diretor e vice-diretores de escolas, que nesta sexta-feira (24/11), movimentou as nove unidades de ensino da rede municipal.

"É muito importante a integração dos pais em processos democráticos como este. É importante que os educadores sintam a força e a presença da família, para que o trabalho educacional seja continuado tanto em casa quanto nas atividades escolares. Participei dos debates, registrei meu voto e, lá na frente, vou poder cobrar as propostas de mudanças e melhorias apresentadas durante a campanha", relatou Maria de Jesus, mãe de uma aluna, de 11 anos.

A reportagem do giro de notícias, esteve na escola Frei Ricardo, no bairro Irmã Dulce, e falou com o candidato a direção daquela unidade de ensino, Manoel Oliveira, ele disse que a eleição está ocorrendo na maior normalidade e com uma boa participação de pais e alunos. Perguntado que se pode esperar caso ele seja eleito, “muito trabalho, diálogo e total atenção com a escola e com os alunos” disse

A reportagem também esteve no Colégio Luiz Eduardo Magalhaes, no bairro do ouro verde, onde falou com a candidata a direção, Vanessa Caribé, que também afirmou que a  eleição esta tranquila e dentro do esperado com uma boa partição de votantes. 

"Esse é um processo extremamente especial, aonde os diretores e vices deixam de ser nomeados para ser escolhidos através do votos da comunidade. Perguntada o que se podem  esperar da Vanessa diretora, “muito diálogo entre os colegas e muita atenção com a escola e com os pais e alunos”. Disse

A eleição de escolha de diretores e vices de todas as escolas incluído a educação do campo, que totalizam 10 unidades escolar, acontece nesta sexta e sábado. Sexta das 8 às 20h e no sabádo das 8 às 13h. Logo após a termino da eleição, inicia-se, a apuração dos votos.

Essa eleição vai definir os diretores que irão gerir as unidades de ensino até 2025. Essa escolha é de extrema importância, pois todo processo de liderança, coordenação, organização e todas as ações escolares, em especial quem lidera os debates do ensino, está nas mãos destes profissionais. Para isso o voto é muito importante para dar aos pais e aluno o direito de cobra melhorias da direção quando fizer necessário.

O fato de a comunidade poder escolher os diretores por meio do voto direto é a garantia que a escola irá servir a população. Por isso, é indispensável a participação da família, dos estudantes, da comunidade, dos servidores, uma vez que esses escolherão diretores que irão se comprometer com garantia do direito à educação pública de qualidade", pontuou o presidente da APLB-Sindicato, Ubiratan Herculano que também faz parte da comissão eleitoral.

A eleição direta para gestores das unidades de ensino foi implantada em Itabela, em 2014, constituindo-se em importante elemento de gestão democrática e configurando-se como fator de mobilização da comunidade escolar para com a escola.

Esse processo evidencia a ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e promove o debate em torno da escola pública com qualidade social de referenciada.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Muito bom termos a oportunidade de escolher o melhor pros nossos filhos .eu ja tava preocupada porque meus filhos sempre estudou no augusto costa mas Utimamente tava pensando em mudar de escola devida a gestão da diretora.que eatava deixando a desejar