Em contato com a redação do Giro de Notícias um morador da Rua Espirito Santo, entre os bairros Bandeirante e Ubirajara Brito, em Itabela, enviou um vídeo mostrando a situação precária da rua em dias de chuva. Ele contou que mesmo com pouquíssima chuva nesta quinta-feira, 08/01/2024, foi suficiente para deixar treco da rua alagado.
Ele contou ainda a reportagem do Giro de Notícias, além da rua a água da chuva alagou quintais, dificultando até de os maoradores entrar ou sair de suas casas.
Essa situação existem há mais de 15 anos, “entra e sai prefeitos, nenhuma providencia são tomadas” disse o morador.
Ainda em contato com a reportagem ele disse, que devido as aguas paradas e muita lama existem uma grande infestação de mosquitos no local, ele teme por um surto de dengue e pede que a secretaria de saúde pública de Itabela realize um trabalho de combate ao mosquito na região citada.
Outra situação que chamou muito a atenção, apesar de pouca chuva comércios no centro da cidade que nunca alagaram ficaram alagados. Segundo uma funcionária, o motivo do alagamento é devido ao asfalto feito pela prefeitura por cima do calçamento no ano de 2023. Com a camada de asfalto a rua ficou igual ou mais alta que as calçadas e a água acaba escorrendo para dento dos comércios.