Servidores públicos municipais de Itabela foram exonerados e alegam que o ato é político. Os ouvidos disseram que foram mandados embora por não apoiar o candidato do prefeito.

Giro de Noticias - 12/04/2024 - 13:13


Pelo menos três servidores municipais e contratados na prefeitura de Itabela, aparecem na lista de exoneração nos últimos dias, entre esses, está o filho do ex-chefe de gabinete, Rauni Ferreira Costa, que era coordenador de programas na secretaria de saúde no municio de Itabela.     

Outo nome exonerado trata do servidor, Sidvando Silva de Jesus, mas conhecido por, “Silas” que sempre foi ex-braço direito do prefeito, mas também decidiu não acompanhar o candidato do prefeito e passou a defender a pré-campanha do ex-chefe de gabinete, Altemar Santana Costa, que decidiu deixar o grupo do tual prefeito e se lançou pré-candidato a prefeito.

Os nomes dos exonerados estão no diário oficial do município, mas não tem uma justificativa para o tal ato. Em contato com os servidores exonerados, disseram que foi pelo fato de eles estarem em lado oposto ao pré-candidato a prefeito do atual prefeito, Luciano Franscisqueto.

Altemar Santana Costa, mais conhecido por “Doutor”, foi o homem que esteve há mais de 15 anos coordenando a política de Luciano Francisqueto, ele esteve mais de 7 anos à frente da chefia de gabinete da prefeitura no dois mandatos do atual perfeito.

Diante da legislação eleitoral que impede que Luciano Francisqueto de ser candidato por estar em seu segundo mandato consecutivo, despertou no ex-chefe de gabinete, a vontade de ser candidato a prefeito, mas seu desejo não teve o apoio do atual prefeito, que decidiu lançar seu cunhado Ricardo Flauzino, como seu sucessor.

Sem espaço dentro do grupo, Altemar Santana Costa, decidiu optar por caminhar em outra direção, formando um outro grupo político. Recentemente, Altemar ganhou fortes aliados, fazendo com que o grupo crescessem de tal forma que passou a disputar o espaço político no município de igual, ou até maior ao grupo do atual perfeito.  

Diante disso, iniciou-se, uma série de ações que atinge o ex-chefe de gabinete, como exoneração de pessoas ligadas a ele, pressão a servidores para não se aproximar do grupo politico dele, entre outros atos, como uma briga entre o prefeito e um dos servidores exonerado que acabou em caso de polícia.

Essa decisão de exoneração com indícios claro de punho eleitoral tem causado temor a outros servidores que tem medo de ser demitido e não ter dinheiro para pagar as contas. Acontece que, as decisões tomadas vem causando momento crítico na Administração Pública no Município.

Nas mesmas edições do diário oficial que trata de exoneração aparecem muitos decretos de nomeaçãoes, caracterizando que as demissões não faz parte de contençao de recursos públicos por crise financeira. As causas das demissãoes aos aos servidores públicos o que parecem mesmo ser um ato político.

A reportagem entrou em contato com, ASARIAS SILVA DE SOUZA, SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO da PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABELA, que informou que não tinha conhecimento da decisão e que essa decisão é de competência do Gabinete do Perfeito.  

A reportagem do Giro de Notícias deixa espaço aberto para que o chefe de gabinete do atual perfeito se assim desejar, possa se pronunciar sobre quais os reais motivos das exonerações e admissões de servidores nos últimos dias.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Esse Ricardo Frauzinho acha que os itabelenses são otários, esqueceu da vez que ele foi eleito a vereador por causa da mãe depois abandonou a própria, ele não nem pra conselheiro tutelar quanto mais a prefeito
Jovem itabelense

Passou 8anos... agora passar para o cunhado forte miseria, já perdeu aceita que dói menos, agora a vez de outro o povo de Itabela não e tão besta assim .vou escolher o meu ainda temos muitas opiniões kkkkkkk tá e bom kkkkk todo mundo querendo chupar o osso kkkkk
Joana

Já devia ter exoneração desses traíras q querendo itabela na merda q estava a 8 anos atrás... Tira mesmo prefeito tira um por um q são muitos Tira mais e tem peixe grande de sua confiança q e traira
Morador

Quem é Silas na fila do osso em ,qual setor ele trabalha em


Vai chorar é, manda áudio! O prefeito vai ter em.area de confiança pessoal que quer a sua cabeça?
Gilberto