O vereador Giancarlos Santos Malacarne, em sua prerrogativa como fiscalizador do município fez uma cobrança sobre iluminação publica na rua Vasco da Gama, no distrito de Monte Pascoal. Um dia após, o coordenador da iluminação pública de Itabela, Jocival foi na referida rua e desmentiu o parlamentar dizendo que a iluminação da rua citada estava toda funcionado
O vereador voltou se manifestar e afirmou em vídeo que a iluminação da referida rua teria sido reparada pela equipe da prefeitura um dia após ele cobrar a situação de escuridão na referida rua.
O caso não parou por ai, um servidor público que trabalha como motorista na ambulância do povoado, entrou em defesa do coordenador da iluminação e fazendo críticas ao parlamentar. Em uma postagem na rede social o motorista criticou o parlamentar mandando ele tomar vergonha na cara e finalizou chamando o vereador de “calabreso”
Diante da postagem o vereador, Giancarlos Santos Malacarne, encaminhou um ofício à secretaria de saúde pedindo a secretária informações cadastrais do servidor, Josimar Soares Souza, no cargo comissionado como agente de serviço.
O vereador do partido republicano, falou com a reportagem do giro de noticias e disse que há suspeitas de que o servidor público que trabalha como motorista de ambulância está exercendo o cargo de forma ilegal. A suspeitas de que a habilitação dele é de categoria inferior a exigida por lei.
Para dirigir ambulância o indivíduo tem que ter Habilitação (CNH) categoria D ou E; e receber treinamento especializado. O condutor de ambulância deve acompanhar os atendimentos, indistintamente da equipe de saúde.
Por fim, o vereador criticou a tentativa de desqualificar seu trabalho como vereador no municipal, e alegou que muitos facionários de cargos comissionados vem usando seus cargos para fim eleitoral a favor da atual gestão.
Ainda de acordo com o vereador, caso se confirme ilegalidade de categoria da habilitação do citado, ele pretende levar o caso ao ministério público estadual. Em relação ao uso de cargo públicos para fins eleitorais, ele pretende fazer uma denúncia ao cartório eleitoral em Itabela.