A polícia militar foi acionada por volta das 21h30m, de segunda-feira, 09/12/2024, para atender uma ocorrência aonde três indivíduos estavam exibindo armas longas no meio da rua Dr. Domingos Lemos, travessa com a avenida Porto Seguro, no centro de Itabela.
Segundo a polícia, cinco homens em três motocicletas, uma FAN 125 azul, uma Pop 110 Branca e uma YAMAHA preta estavam de posse de armas com silenciador, um deles vestindo camisa branca, o da garupa da FAN Azul vestindo camisa azul, bermuda jeans, exibiam as armas e deixaram moradores em pânico.
Ainda segundo a polícia eles chegaram disparar as munições de gel em direção de pessoas que passaram pela rua. Os policiais militares, foram averígua a situação, mas segundo a PM, os 5 homens já haviam fugidos do local.
A polícia só ficou sabendo que eram armas elétricas de gel após a ocorrência. Para os policiais os homens correram riscos dos policiais pensarem que seriam armas verdadeiras e eles fazer um gesto apontando a arma ou empreender fuga e haver uma perseguição e até um revide por parte dos policiais.
Ainda de acordo com a polícia, os homens com as armas chegaram a passar pela praça central, conhecida Praça da Matriz. A polícia confirmou que eles também atiraram nas pessoas que passavam na rua com risco de causar lesões.
Se cometessem lesão corporal, causar perturbação do sossego, aproveitando para confundir com arma de fogo e cometer crime de ameaça ou exigir algum benefício pra si mesmo, eles poderiam responder.
As armas de gel, vendidas como brinquedos, têm conquistado adeptos entre jovens, mas o uso inadequado em espaços públicos gera controvérsia. No caso de Itabela, aonde o grupo utilizando armas de gel enquanto circulava em motos, disparando contra pedestres e gravando a ação para as redes sociais podem ter consequências graves.