A Polícia Civil da Bahia, no âmbito da Operação Unum Corpus-14, cumpriu na manhã desta quinta-feira (12/12) a apreensão da menor das inicias G.S.O, de 17 anos, envolvida no homicídio de Weslainy de Jesus Santana, também de 17 anos. A apreensão foi decretada em razão do envolvimento direto da menor no crime, que ocorreu às margens do Rio Jucuruçu, no bairro Liberdade, em Itamaraju, em agosto deste ano.
O corpo de Weslainy foi encontrado no dia 15 de agosto de 2024, flutuando no Rio Jucuruçu, após estar desaparecida desde o dia 10 do mesmo mês. Inicialmente tratado como afogamento, o caso passou a ser investigado como homicídio após diligências realizadas pela Polícia Civil, que identificaram a participação de um indivíduo de 18 anos como executor e de G.S.O. como cúmplice.
De acordo com as investigações, Weslainy foi atraída por G.S.O. até o local, onde encontrou com o indivíduo de 18 anos. Ela foi submetida a uma emboscada e esganada. A vítima tentou fugir pela trilha que dava no rio, mas foi alcançada por escutor, que a afogou, consumando o homicídio.
A motivação do crime foi apurada como sendo retaliação contra a vítima, acusada de repassar informações às autoridades sobre atividades de traficantes de drogas na região.
O elemento de 18 anos acusado de matar a adolescente já havia sido preso no dia 2 de dezembro de 2024, e com a apreensão da adolescente G.S.O. na manhã desta quinta,12/12, o caso foi completamente elucidado. Ambos os envolvidos estão à disposição da Justiça. O Inquérito Policial foi concluído e remetido à Vara Crime da Comarca de Itamaraju.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a elucidação de crimes e a garantia de justiça, mesmo em casos complexos e de grande repercussão.
FONTE: Delegacia Territorial de Itamaraju/BA