Presídio de Eunápolis é invadido por grupo de 8 homens fortemente armados e provoca fuga de 16 detentos.

Giro de Noticias - 13/12/2024 - 19:24


Dezesseis presos fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, na noite desta quinta-feira (12/12). Segundo informações preliminares da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o fato ocorreu por volta das 23h após um grupo de homens fortemente armados invadirem a carceragem. Houve troca de tiros com os agentes de segurança do presídio.

Na ação criminosa, os acusados conseguiram abrir duas celas, provocando a fuga de 16 internos. Segundo informação, a invasão foi feita por oito homens, que tinham objetivo de "resgatar" Edinaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”, apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), e mais 15 internos, todos membros da mesma organização.

De acordo informações da Seap, a Reviver, empresa que atua na cogestão da unidade e também responsável pela segurança do acesso ao local, informou que acionou a polícia, mas não houve tempo hábil para intervenção.

A secretaria afirmou que trabalha com a Polícia Civil para fornecer informações que possam ajudar nas investigações e apurar as circunstâncias da fuga.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) confirmou que as forças policiais atuam de forma integrada com a Seap, compartilhando informações, com o objetivo de recapturar os internos.

Ednaldo Pereira de Souza, conhecido como "Dadá", líder do Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), está entre os fugitivos. Dada é apontado como uma das figuras mais influentes no crime organizado local, rivalizando com outra facção atuante em Porto Seguro, o Mercado do Povo Atitude (MPA). Seu irmão, Rena, também é considerado um dos líderes da facção.

O ataque expôs falhas na segurança do local, que será alvo de investigação em parceria com a Polícia Civil.

Equipes da Polícia Militar, Rondesp (Rondas Especiais), foram acionadas e já estão no local. A Seap declarou que está fornecendo todas as informações necessárias às autoridades para apurar as circunstâncias do ocorrido e capturar os fugitivos.

Durante a fuga o grupo deixou um fuzil 5.56 Tatical da marca Spikes Americana com 50 munições intactas

.

Veja abaixo os nomes dos internos que fugiram do presídio:

Ednaldo Pereira Souza;

 Sirlon Risério Dias Silva;

 Mateus de Amaral Oliveira;

Geifson de Jesus Souza;

 Anderson de Oliveira Lima;

 Altieri Amaral de Araújo;

 Anailton Souza Santos;

 Fernandes Pereira Queiroz;

 Giliard da Silva Moura;

 Rubens Lourenço dos Santos;

 Valtinei dos Santos Lima;

 Romildo Pereira dos Santos;

 Thiago Almeida Ribeiro;

 Idário Silva Dias;

 Isaac Silva Ferreira;

William Ferreira Miranda

O Conjunto Penal de Eunápolis é uma unidade de segurança média destinada a presos do sexo masculino, provisórios e condenados, em regimes fechado e semiaberto. A unidade atende as comarcas de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Itarantim, Potiraguá, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, além de outras localidades, quando necessário por questões de segurança.

Atualmente, o presídio possui 554 internos, excedendo sua capacidade de 457 vagas. Antes da fuga, a população carcerária era composta por:

269 presos provisórios;

237 no regime fechado;

58 em regime semiaberto interno;

Seis em regime semiaberto com trabalho externo.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/