Protesto contra a falta de energia elétrica é registrado na localidade conhecida como Comunidade Guedes Borborema, em Cumuruxatiba, município do Prado, no sul da Bahia. Os moradores contam que estão sem a energia elétrica há mais de uma semana e pede providências das autoridades com urgência. O fato ocorreu durante ao longo desta semana que comemorou a passagem de ano novo de 2025.
Na comunidade com mais de 200 famílias, existem a Associação de Pescadores e Agricultores de Imbassuaba, conhecida como Comunidade Guedes Borborema, localizada do distrito de Cumuruxatiba. A maioria das famílias da comunidade vivem da pesca, e depende da energia para guardar os pescados.
Sem a energia elétrica, os pescados se perderam, foi o que aconteceu com alguns dos pescadores que tiveram prejuízos e ainda foram impedidos de pecar de vido de não ter como armazenar os peixes pela falta da energia.
A comunidade é conhecida por manter viva a cultura e as tradições daquela gente ordeira e trabalhadora. As mais de 200 famílias tem como fonte de renda a pesca e sem energia eles estão impedidos de trabalhar.
Um morador contou que perdeu mil quilos de peixe e que foi abrigado a enterrar os peixes o que casou a ele um prejuízo enorme.
A redação do giro de notícias conseguiu falar com a responsável pela Coelba na região e pediu para a concessionária se pronunciar sobre a falta da energia na comunidade e quais as providências foram tomadas. De pronto, a gerente regional disse, que uma enquete da Coelba estava indo para o local para reestabelecer a energia e que uma nota seria divulgada
Revoltados, os moradores se reuniram e cercaram a estrada de acesso a várias praias da região. O local ficou interditado por cerca de 2 horas, eles prometem voltar a interditar se a Coelba não restabelecer a energia na comunidade