Paralização dos Profissionais da Educação vira elemento de debate em torno da sua legalidade.

Redação - 20/05/2013 - 14:36


Itabela – A Paralização anunciada é aprovada numa reunião marcada por uma minoria de profissionais da educação do município de Itabela para esta segunda-feira 20 de maio de 2013, vira elemento de debate entre a própria categoria, APLB sindicato e as autoridades constituídas no município, quanto à legalidade.

Todos sabem que o direito de greve ou paralização está previsto em Lei e a Administração Pública tem o fundamento legal para sua atuação previsto no artigo 37, inciso VII, da CF, nos seguintes termos:  “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e também, ao seguinte” (...):

É questionável a legalidade da paralisação quando a entidade representativa dos servidores ou a comissão de negociação, mediante acordo com a Administração, continua a manter a decisão, após negociação entre as partes os representantes da categoria tem por obrigações de manter em atividade, equipes de servidores com o propósito de assegurar a prestação de serviços essenciais e indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da coletividade. A lei prevê ainda que profissionais da educação devem recompensar os dias não trabalhados de forma a completar o tempo previsto na legislação.

Dr.Nelson advogado da categoria

Durante período de greve poderá ser considerada legal a demissão ou a exoneração de servidor na ocorrência de abuso do direito de greve, assim consideradas: a) a inobservância das presentes exigências; e b) a manutenção da paralisação após a celebração de acordo ou decisão judicial sobre o litígio.

Outra observação, greve ou qualquer outro manifesto tem que partir de uma vontade coletiva, impulsionada por interesse de um grupo de pessoas ligadas por uma situação profissional. Assim, não será possível a existência de greve de uma única pessoa. Tampouco, vai-se estar diante de interesses que não sejam profissionais.

A paralisação dos serviços deve ser precedida de negociação ou de tentativa de negociação; a Administração deve ser notificada da paralisação com antecedência mínima de 48 horas. A entidade representativa dos servidores deve convocar, na forma de seu estatuto, assembléia geral para deliberar sobre as reivindicações da categoria e sobre a paralisação, antes de sua ocorrência. Para ser considerada legal, é preciso o manifesto de pelo menos 50% dos interessados. O estatuto da entidade deve prever as formalidades de convocação e o quorum para a deliberação, tanto para a deflagração como para a cessação da greve.  

As manifestações e os atos de persuasão utilizados pelos grevistas por lei não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoas durante o período de greve é vedada a demissão de servidor, exceto se fundada em fatos não relacionados com a paralisação, e, salvo em se tratando de ocupante de cargo em comissão de livre provimento e exoneração ou, no caso de cargo efetivo, a pedido do próprio interessado; em nenhuma hipótese, os meios adotados pelos servidores e pela Administração poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais.

Logo na primeira assembleia realizada no dia 08/05 o prefeito enviou uma proposta de pagar todas as reivindicações da categoria no dia 29/05/2013, proposta que não foi aceita, categoria representada naquela ocasião por um pouco mais de 30% da classe, eles decidiram por aguardar uma nova proposta oferecida  pela administração.

Disposto a resolver o problema o prefeito reuniu-se três dias depois com o líder dele na câmara o vereador Alencar da radio, o secretario Emanoel (educação) a vice-prefeita Joecélia onde ficou decidido que pagaria 80% do valor de imediato e o restante de 20% na folha do dia 29/05/2013.

Esta proposta foi repassada aos representantes do sindicato da categoria (APLB) que além de concordar com a proposta acompanhou através do representante do Núcleo Municipal do APLB/Sindicato, Professor Valtinho, o qual acompanhou o fechamento da folha no mesmo dia em que o acordo foi firmado. O que chama a atenção de todos é o fato de mesmo o prefeito ter cumprido com 80 % do valor reivindicado, o sindicato entender que era preciso discutir em assembleia, o acordo feito as partes.

Durante a segunda a assembleia onde esteve presente menos de 20% da categoria, foi tomada uma decisão que coloca em duvida os aspectos de legalidade e legitimidade representativa da paralização. Ficou configurado que uma minoria decidiu que, mesmo o prefeito pagando, eles iriam paralisar, tal decisão foi registrada em ata e assinada por todos os presentes. Ainda nessa reunião, merece destaque a situação de participantes que influenciaram a deliberação, mesmo estando com seus pagamentos contemplados com as diferenças reclamadas, a exemplo da professora Arlete Moreira, conforme anunciou essa servidora na primeira assembleia.

Segundo representantes do Governo Municipal, o que pode caracterizar motivos políticos no centro desta discussão é o não reconhecimento do cumprimento por parte do Gestor Municipal, de todas as negociações ocorridas ate agora com esses profissionais em relação ao piso, e o pagamento salarial referente ao mês de dezembro e parte de novembro/2012, que não foi efetuado pelo ex-gestor, valor que soma mais de 2,5 milhões de reais.

É questionável o fato de valor muito pequeno, cerca de 12 mil reais, referentes a direitos adquiridos, dos Professores do Ensino Fundamental Nível I, levar a categoria  a deixar mais de 9 mil alunos sem aulas , situação que acarreta prejuízo aos alunos que já não andam muito bem em relação ao  nível de aprendizagem,  segundo dados do MEC.

O secretário de educação Emanuel Oliveira, informa que o valor questionado já esta incluído na folha de pagamento neste mês de maio, conforme Ofício n 536/2013 encaminhado à Coordenação do Núcleo Municipal do APLB/Sindicato, e afirma não ver motivo para paralização ao tempo em que pede aos educadores para repensar o que estão fazendo, pois a decisão da minoria pode acarretar prejuízos para ambas às partes, principalmente aos alunos. 

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



como pode usar um meio de comunicação para intimidar uma classe de trabalhadores que estão lutando por seus direitos? Isso é uma vergonha
O cara

o prefeito de itabela esta acostumado a meter o garfo nosalarios dos funcionarios, pois nos da saude tb estampos sofrendo vendo o nosso minimo ficando ainda mais minimo, pois ele ta tirando a nossa insalubriudade q e um direito nossso, mas ja estamos tomando as nossas providencias,.So falta ele nos pagar o aumento q o entao presidente lula na epoca concedeu a todos os funcionarios publicos a nivel federal e q nao vimos essse aumento chegar na nossa conta .


profesores um bando de Bangunseiros qualquer coisa estão fazendo creve e queimando pneus so eles fais isso e mais Ninguem.esses que fes aparalização foi os profesore do lado de Caribé
onesto

SE TEM ALGUÉM DESOCUPADO, ESSE É VC, QUE PELO VISTO Ñ PASSOU PELA ESCOLA, COM UMA ESCRITA TÃO RIDÍCULA!!!
PARA: Funcionária pública

TEM PESSOAS MAIS CAPACITADAS P DAREM AULAS DESEMPREGADAS,POIS MUITOS DOS ATUAIS PROFESSORES SÃO SEM ÉTICA E SEM MORAL E NÃO SABEM DAR UMA AULA...SÓ FICAM PASSANDO TRABALHO,TRABALHO...POR QUE NA VERDADE NÃO SABEM EXPLICAR UM ASSUNTO...VCS DEVERIAM ESTÁ NA SALA DE AULA E NÃO PROCURANDO MEIOS DE FICAREM SEM FAZER NADA..PREJUDICANDO ASSIM OS ALUNOS!!!!! VCS ESTÃO ERRADOS E PONTO...
ITABELA

é pouco eu quero é +++++++ toma paunucu
toki

Quem deveria pensar melhor e vc que está alheia aos acontecimentos reais, vc ñ acha que já chega de aceitar desrespeitos aos profissionais do município por parte destes gestores. Se tem gente desempregado é pq ñ teve competência pra passar em um concurso portanto tem que se aperfeiçoar e estudar conhecer os seus direitos pra ñ ficar postando besteira como é o seu caso.
Para Itabela

ALENCAR CALOU PORQUE SEU PREFEITO ESTA SENDO O PIOR RUAS CHEIA DE BURACOS ,IMOVEL ALUGADO SEM PAGAR VOCES ACOBERTANDO.
22 22 2 2NELES

Se meter a mão no salario de qualquer um ele vai chiar rapaiz!! acorda Alencar, direito adquirido não se mexe!!
Itabela 2

Pra começo de conversa, quem agiu na ilegalidade foi o sr. prefeito que sem explicação "garfou" parte dos salários de muitos funcionários, inclusive do meu. Depois que pela 5ª vez recebemos a promessa que tudo iria se resolver mas até agora nada. A pior coisa pra um pai de família é ver reduzido a quantia salarial conquistada com dignidade, por isso grupinho da população de bolso cheio! Antes de "defecar" pela boca informe-se. (perdão pela expressão inadequada).
P R O F E S S O R

Enquanto os professores fazem paralisação com os salários em dias...quem paga o pato são os alunos...deveriam pensar melhor e lembrarem do tempo de Ismael e de Dino...e pararem de tanta politicagem boba..se não querem trabalhar...tem gente desempregado...e Antonio Machado não tem moral nenhuma,pois ia para o bar encher a cara enquanto seus alunos ficavam de aulas vagas...agora quer dar uma de santo...um professorzinho q só agora ta fazendo faculdade..depois d mais de 20 anos q dar aula...affffff
Itabela

vai tomar no cu você seu analfabeto cretino! Deve ser um morto de fome.


prefeito pague o povo,mais isso é bom era isso q eles queriam,e alencar so serve para investigar as coisas de caribe, investiga junior tambem......toma paqueta uiuiui meu povo.....


Para de preguiça seus professores desocupado acharam pouco o mês de dezembro Na br . Volta pra sala de aula e cumpre com suas obrigações faça vale seus diploma de professores
Funcionária pública

Para de preguiça seus professores desocupado acharam pouco o mês de dezembro Na br . Volta pra sala de aula e cumpre com suas obrigações faça vale seus diploma de professores
Funcionária pública

Toma paquetá 22 toma paquetá que daqui para frente só vai piorar uiuiui.......rsrsrs
paquetá

agora de uma coisa eu tenho certeza os professores estao com preguisa de dar aula pois esta dito que mesmo com o pagamento em dia eles iriam paralisar.............. isso e preguiça


esses professores sonso q so vai pra escola pra reclamar dos alunos oque q custava esperar 9dias eles q tao com preguiça de da aula manda eles ir toma no cu.


O VALOR É MÍNIM MSM E ISSO PROVA QUE OS URUBUS DA PREFEITURA QUEREM COMER TUDO!
Educação

MUITOS DELES QUE AJUDARAM VC A CONSEGUIR ESTÃO AÍ NESA ASEMBLEIA REINVINDICANDO POR MIGALJAS DIANTE DO QUE VC GANHA,ESTÁ EXPLICADO? PUBLIQUE O MEU COMENTÁRIO. OBG!
PROFª

TEXTOS CLONADOS, FOTOS DA ASEMBLEIA ANTERIOR, ETC E TAL... COM CERTEZA, HAVIA ESPIÕES NA ASSEMBLEIA DE HOJE E QUE RIDÍCULO, VIU! SÃO P/ VCS MSM ESPIÕES QUE O GESTORZINHO ESTÁ DANDO PAKETÁ, PORQUE AS COISAS Ñ SÃO BEM ASIM Ñ. ALENCAR VC DEVERIA SER INTEGRO QUANDO DEMONSTRAVA EM CAMPANHA, OK1 PARE DE POLITICAGEM E TRABALHE PORQUE SENÃO TERÃO SEUS DIAS CONTADOS COMO VEREADOR, OU SEJA, Ñ PASSARA DE 4 ANOS. ALIÁS VC Ñ RECLAMA DE NADA Ñ É? TEM UM FIXO DE 6 MIL REAIS. E MUITOS DELES QUE AJUDOU VC A CONS
PROFª

esse e o prefeito q vcs queriam...


professores preguiçosos vão trabalhar, so trabalha 20 horas por dias das 07h ás 11h. toma vergonha so penssa em dihneiro e encina nada.


E verdade tudo que vem acotecendo este cara esta senpres presente,esta semana ele fez varias sreunioes com professores e motrista para resolver problemas de salarios parabéns Alencar
De Itabela

Toma vergonha e coloca a cara e resoeita um politico de verdade,que esta fazendo aquilo que outros não fiseram,continui assim Alencar eles estão morrendo de medo de voce.
Resposta M45

Alencar se o valor e tão pequeno pq o Prefeito não pagou?,só agora ele acha que o valor e pequeno depois que os professores paralizou, agora é tarde. Manda o Prefeito paga o que deve. Nenhum Funcionario é Lixo.
M45 / Para o Vereador Propagando

eu sei que parou tudo mesmo nem cargo de confiança compareceu nos colégio porque todos aderiam a greve mostram que tem nada haver com esse prefeitinho que ai está.
itabelensa

primeiro retira o direito adquirido dos professores e quer discutir a legalidade da greve so podia ser o prefeito mesmo se a maioria não queria greve como se explica a paralização nota 10 para os professores


Bla bla bla, é direito ter os abonos nos salários? é simples: se for, paga e tudo fica legal e se não for, deixa o pau rola e desconta do contra cheques. Contrata outros profissionais.
Itabelense

-+.. 0,gonha parlizar uma clase deixando mais de 9 mil alunos sem aulas poruqe,mim fala se ja pagou,e politicagem sim.
Mãe

Coisa feia esse site que não sabe nada de direito, vem com um monte de mentiras para que os professores não exerçam um direito adquirido e garantido pela CF


Não vale nem apena comentar essa materia , seus puxa saco do prefeito pricipalmente Alencar que esta sendo a decepção.só defente o prefeito.se fosse em outra epoca a chamada da materia era outra.
vamos ver se vão publicar

Eles não tem direito a nada. Se querem um salário melhor deviam ensinar de verdade, o ensino de Itabela é uma merda! No Maria Dajuda por exemplo os professores vivem com substitutas, outros passam continhas e ainda dão as respostas, sem contar com os que sentam, dão textos para passar a limpo enquanto mexem no celular. É uma vergonha!!!


O vereador Propaganda,se vc e o prefito não quizesse que a categoria parece vc teriam de pagar, não é fazendo acordo e não cumplindo que vc vão ter respeito dos funcionarios não. então dar a Cezar o que é de Cezar.
P10

se o Prefeito e vereadores que estão contra a Paralização,é pq não sabe dr valor a classe, pq se o prefeito não queresse que os professores paralizace ele teria pago aos mesmo.
M45

EU ACHO MUITO BOM NÃO ERA ASSIM QUE VOÇES QUERIA ENTÃO RECEBA AS CONSEQUENCIAS.
itabelense