Fazedores de cultura cobram liberação de recursos da Lei Paulo Gustavo, em Itabela.

Giro de Noticias - 21/06/2024 - 12:53


O cenário que os fazedores de cultura Itabelenses mais temiam em relação à Lei Paulo Gustavo se concretizou: a burocracia e a falta de informação da gestão municipal sobre o processo de aprovação de projetos. A demora na criação das comissões segundo um delegado dos povos dos terreiros de umbanda, praticamente impediram o acesso aos recursos destinados ao município.

Para cobrar soluções efetivas para os problemas reconhecidos pelos fazedores de cultura, eles quarem a criação da Comissão de Cultura e pede uma reunião com a secretaria de cultura, Ana Kelli, com todos os representantes do setor na próxima semana.

A Lei Paulo Gustavo homenageia o ator e humorista carioca, que morreu vítima da Covid-19 em maio de 2021. Criada para amenizar os prejuízos provocados aos profissionais de cultura ao longo da pandemia, a norma prevê o repasse, pelo governo federal, de R$ 3,86 bilhões a estados e municípios para investimentos em ações e projetos culturais.

Itabela segundo os profissionais da cultura a município de Itabela recebeu um pouco mais de R$ 300,000,00. Eles reclamam da demora para o cadastramento de projetos e a falta de divulgação e da dificuldade de acesso a informações de todo o processo.

Pelo menos três indivíduos do candomblé itabelense entraram em contato com a reportagem do giro notícias e fizeram queixas da demora de aprovação dos projetos e os recebimentos de recursoa. Ainda segundo, Leo da Pitangueira, delegado dos Povos de Terreiro de Itabela, a maior preocupação séria que estes recursos que chegaram ao município tem um prazo de validade, caso não sejam aplicados aos projetos culturais este recurso retorna para a conta do governo federal.

A reportagem tentou falar por telefone com a Secretária de Cultura, Ana Kelli, ela chegou visualizar as mensagens, mas não atendeu e nem retornou a ligação. O giro de notícias deixa o espaço aberto para qualquer esclarecimento sobre o tema.

“Gostaria de um pronunciamento, do departamento de cultura a respeito das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.  Nos fazedores de cultura estamos na espera dessas verbas que  pelo informação obtidas já está nos cofres públicos da Cidade de Itabela” disse Leônidas Feitosa

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Diabo de terreiro de umbanda de candomblé rapaz isso não é coisa de Deus não..
Wallas