Pivô da Operação Lava Jato, Alberto Youssef, foi preso preventivamente pela Polícia Federal em Itapoá, em Santa Catarina. Ele estava contato para viajar a China a convite de Lula.

Giro de Noticias - 21/03/2023 - 07:41


O doleiro Alberto Youssef foi preso preventivamente pela Polícia Federal em Itapoá, em Santa Catarina, nesta segunda-feira, 20. O mandato de prisão foi cumprido após determinação do juiz federal Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, atual responsável pelos processos da Operação Lava Jato.

Segundo apurou a reportagem, Youssef está foi levado para Curitiba. A ordem de prisão acontece após representação fiscal para fins penais apresentada pela Receita Federal contra o doleiro por crime tributário. Segundo despacho, Youssef não teria devolvido aos cofres públicos os valores desviados por meio de esquema de pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro. “E suas condições atuais de vida são totalmente incompatíveis com a situação da imensa maioria dos cidadãos brasileiros”, diz a decisão.

O juiz também argumenta que Alberto Youssef “demonstra total desprestígio à justiça federal” do Brasil, bem como reforça “a certeza da impunidade”, uma vez que o condenado sequer atualizou seu endereço.

 “O simples fato de que possui diversos endereços e de que estaria morando na praia já evidencia uma situação muito privilegiada e que resulta incompatível com todas as condenações já proferidas”, completa Eduardo Appio, que descreve o doleiro ainda como “um investigado com enorme periculosidade social e caráter voltado à prática de crimes financeiros de colarinho branco”. A expectativa é que o doleiro seja ouvido nesta terça-feira, 20/03.

Segundo informações, Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal, estava contato para fazer parte de um grupo e mais de 200 empresários que vagiria para a China com o presidente Lula.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/