Índios de outras aldeias protestam contra Cacique da Aldeia Águas Belas após o cacique retirar um grupo de invasores em uma propriedade rural próxima a Aldeia.

Giro de Noticias - 23/03/2023 - 15:13


Grupo de pessoas se passando por Índios Pataxó foram expulsos de uma propriedade rural denominada, sitio Estrela, na região conhecida por “Carrola” que fica no povoado de Corumbau interior do Prado, no sul da Bahia.

O grupo formado por índios de pelo menos 5 aldeias, incluído o representante do Conselho de Caciques da região, se juntaram contra o Cacique Baia da Aldeia Águas Bela, após o Cacique retirar um grupo que havia invadido a propriedade particular próxima da Aldeia e segundo o Cacique, estes vinham tocando terror na região e ainda ameaçando o Cacique Baia.

Segundo informações de populares, o motivo em que levou o Cacique Baia a retirar o pequeno grupo que havia invadido a propriedade Estrela, em novemos de 2022, se deu, devido que tinha entre os invasores pelo menos 4 desconhecidos e que não são índios. Ainda segundo as informações, outro motivo foi pelo fato de estes estarem armados e proferirem ameaças a pessoas incluído o Cacique.

O dono da propriedade ocupada, contou que a área 16,6 hectares é produtiva com uma grande plantação de coco e tem uma criação de gado. Ele conta ainda, que a propriedade possuem escritura pública e registrada em cartório e não está dentro da área reivindicada pelos índios em questão.

Ele contou ainda que durante a ação de retirada do grupo invasor no começo da semana pelo Cacique Baia, da comunidade Águas Belas, foi encontradas 5 armas de fogo, que segundo o Cacique, seria para cometer atos ilícitos.

A ação do Cacique Baia revoltou parte dos índios da região e motivando um confronto que só não foram nas vias de fato devido as presenças de policiais da força tarefa do estado que estão atuando na região por causas dos conflitos agrários que vem ocorrendo na região ao entorno do Parque Monte Pascoal há cerca de dois anos.

A situação ocorrida na região, neste começo de semana, foi comunicada à coordenadoria da Funai e a Policia Federal, que devem estarem deslocando para a região e se juntando a força de segurança para a apaziguarem o conflito entre os indígenas da mesma intina.

A reportagem conseguiu falar rapidamente com o Cacique Baia e que deu poucas informações e ficou acertado de conceder uma entrevista, mas até o momento não foi possível. Do mesmo modo, temtamos falar com o Cacique e Chefe do Conselho de Caciques, mas não obtivemos êxito. O espaço fica aberto para ambos se pronunciarem, (73) 98118-9627

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/