A insegurança na sede e nos distritos de Itabela aumenta nos últimos dias. Neste sábado foram relatados por moradores ouvidos pela reportagem do Giro de Notícias vários pontos com disparos provocados por arma de fogo. A primeira ocorrência ocorreu por volta das 22h, na avenida Guaratinga, em frente ao hospital Frei Ricardo quando homens em um carro predo efetuou disparos contra uma família que viajava em um Fiat Uno.
Assustados todos do carro fugiram para dentro do hospital aonde aguardaram a chegada da viatura da PM. Funcionários do hospital e pacientes se protegeram como pode, muitos foram para dentro de banheiros.
O Carro Fiat Uno teve um dos vidros da porta quebrado pelos disparos. Ninguém ficou ferido e os agressores fugiram e não foram encontrados.
Outra situação de violência foi um elemento já identificado pela polícia, com uma moto e aramado e fazendo arruaças pelas ruas da cidade. A polícia foi chamada e o elemento conseguiu escapar atravessando a BR-101 com a moto e atrapalhando a perseguição policial que acabou perdendo o elemento de vista devido o tempo que gastou para dar a volta para cruzar a rodovia.
Esse mesmo elemento voltou em sena por volta das 23hrs, em frente a um bar na Avenida Pedro Alvares Cabral, as margens da BR-101, quando este aparece no momento que ocorria uma briga e ele com uma arma em punho chegou a apontar a arma para dois carros que passavam pelo local. Ela não atirou apenas assustou os condutores e passageiros dos veículos.
Novamente a polícia miliar foi acionada e mais uma vez ele conseguiu escapar. Segundo os PMs que estavam de serviço, o homem foi identificado como velho conhecido da polícia e já tem várias passagens com coisas ilícitas.
Outra ocorrência de tiros foi registrada no distrito de Monte Pascoal. Por volta das 23:40hrs, moradores do distrito entraram em contato com a redação do giro de noticias relatando vários tiros sendo disparados no povoado. A PM chegou ser comunicada, mas devido as muitas ocorrências e a apenas uma viatura com dois policias de serviço ficou impossibilitados a se deslocar para o distrito que fica cerca de 23 KM distante.
O descaso com segurança pública no município de Itabela vem perpetuando a mais de 7 anos. Na maioria dos dias o município conta com apenas uma viatura e dois policiais militares.
Os distritos de Itabela, Monte Pascoal e Montinho, estão há anos sem policiamento ostensivo. A delegacia de polícia civil nos finais de semana e feriados permanecem fechada para ocorrências policiais, todas as ocorrências são feitas em Eunápolis ou, em Porto Seguro.
Essa decisão para levar as ocorrências de finais de semana e feriados para as regionais e permanecer com as delegacias territoriais fechadas, vão de acordo com uma portaria do governo do estado da Bahia.
A reportagem do giro de notícias deixa espaço aberto para que tanto o delegado Coordenador da 23ª Coorpin e Comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar em Eunápolis, possam esclarecer sobre o pouco continente miliar e o fechamento da delegacia em finais de semana e feriados.