A ocorrência de extração e comércio ilegal de madeira da espécie Sucupira, que se encontra em perigo de extinção, foi registrada na tarde desta quarta-feira (30/10), por fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (CIPPA/PS).
Ao realizar uma operação de fiscalização no Parque Nacional Monte Pascoal na quarta-feira,30/10, os órgãos ambientais flagraram um homem transportando no lombo de um burro, uma carga de madeira nobre em risco de extinção e já manufaturadas em formato de gamela e prontas para comercialização.
Ao perceber a aproximação dos agentes de fiscalização, o suspeito abandonou o animal e fugiu para dentro da mata fechada, impossibilitando sua captura no momento.
Ao constatar que a madeira apreendida era de Sucupira, uma espécie nativa ameaçada, cuja exploração e comercialização estão proibidas, os produtos foram apreendidos e transportados para o pátio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro.
Após a apreensão, foi iniciado o processo para se tentar identificar os infratores.