Um suspeito de participar da fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, foi preso pela Polícia Civil. A fuga ocorreu no final da noite desta quinta-feira (12) após oito homens armados invadirem a carceragem. A intenção era soltar Edinaldo Pereira Souza, o Dada, chefe de uma facção local.
Segundo a Polícia Civil, o homem preso nesta sexta disse que receberia R$ 5 mil pela atuação no crime. Ao ser avistado pela polícia, o homem correu para casa de uma moradora e depois se rendeu.
O Homem identificado por Daívison Neves Freitas, de 21 anos, foi preso com um fuzil Colt calibre 7.62, 500 munições de diversos calibres (7.62, 5.56, .40 e 9mm), carregadores de armas longas, rádios comunicadores e roupas camufladas usadas na ação criminosa, toca ninja, balança de precisão e droga e um caderno com registros de tráfico e um Jeep Renegade, que pode ter sido usado na fuga, também foram recolhidos.
Durante depoimento, Daívison confessou ter participado do resgate e revelou que receberia R$ 5.000 pelo ato, embora tenha recebido o fuzil como garantia de pagamento. Apesar da confissão, ele não revelou os nomes dos comparsas.
O suspeito foi autuado em flagrante e está à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue investigando para identificar e capturar os outros envolvidos no caso.
Equipes das polícias Civil e Militar estão em diligências para localizar e recapturar os presos foragidos. A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) divulgou os nomes dos foragidos.
Edinaldo Pereira Souza [Dada], Sirlon Riserio Dias Silva, William Ferreira Miranda, Idario Silva Dias, Isaac Silva Ferreira, Thiago Almeida Ribeiro, Romildo Pereira dos Santos, Altiere Amaral de Araújo, Anailton Souza Santos, Fernandes Pereira Queiroz, Giliard da Silva Moura, Rubens Lourenço dos Santos, Valtinei dos Santos Lima, Anderson de Oliveira Lima, Geifson de Jesus Souza e Mateus de Amaral Oliveira