A adolescente, Sofia Xavier Santos, de 11 anos, que aguardava por uma transferência para Salvador a 21 dias, foi transferida na noite desta segunda-feira, 06/01/2025, após muita mobilização popular nas redes sociais e a interferência direta do Promotor de Justiça de Itabela, Dr. Igor Saulo Ferreira Rocha Assunção.
Diante de tanto sofrimentos e a demora para transferir a menor que vem tendo um sangramento no intestino há muito dias e os médicos por falta de exames mais conclusivos que não são feitos na região não conseguiram detectar os motivos, o Promotor de Justiça de Itabela entrou no caso dando ao Surem algumas horas para providenciar a transferência da menor.
Sofia vinha amargando a demora do Sistema de Regulação do Estado pela falta de vaga, desde que chegou em Porto Seguro, no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, no dia 17/12/2024, ela tinha a necessidade de ser transferida para um hospital com as devidas condições de atender o problema de saúde da paciente, mas não encontrava vaga.
A menor saiu do Luiz Eduardo em Porto Seguro, no dia 23 para o hospital Costa das Baleis em Teixeira de Freitas, mas a exemplo de Porto Seguro, o hospital também não tinha os aparelhos para realizar dois exames fundamentais para descobrir os motivos do sangramento que a menor vem tento, diante disso, ela foi inserida nos Sistema de Regulação e aguardava vaga.
Nesta segunda-feira, 06/01, foi liberada uma vaga para paciente no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Por volta das 23h, a menor foi transferida na UTI aérea do estado, equipada com todos os equipamentos médicos necessários e a equipe médica informada sobre o estado do paciente para a acompanhá-la.
A mãe da menor, Enildes Nascimento Xavier, residente em Itabela, falou com a reportagem antes do voo, ela agradeceu pelo empenho de todos pela transferência da paciente e citou a importância do Ministério Público no caso. “Tentei falar com algumas autoridades do estado, nem se quer abriram minhas mensagem via celular, não mim sentia sozinha devido o apoio da população e um órgão de imprensa que deu total importância a minha causa, mas quando recebi uma ligação do Promotor de Justiça de Itabela, senti que Deus estava operando um milagre, em menos de 24 horas minha filha foi transferida”, disse a mãe emocionada
Ela também reclamou sobre uma publicação feita por um blog, aonde agradecia uma recente empossada secretária de saúde de uma cidade vizinha e uma deputada pela transferência, "nem minha mensagem essa olhou, a tal secretária citada e nunca nem ouvir falar”, disse a mãe, ela promete desmascara essas pessoas que aproveitam do momento de sofrimento de uma criança para se alto promover.
Enildes Nascimento Xavier, fez questão de agradecer aos médicos, técnicos, enfermeiros, equipe do Samu e os demais servidores dos hospitais aonde Sofia esteve internada pelo carinhos de todos, “temos os melhores profissionais o que falta a as condições para trabalharem”, disse