A expressão "mais uma vítima da espera da regulação do estado" refere-se à situação em que a paciente, Jociele Silva Santos, de 31 anos, aguardava a três dias na regulação do sistema de saúde, resultando em óbito na manhã desta quarta-feira 16/07/2025, sem ser transferida.
Segundo o pai da vítima, ela chegou ao hospital de Itabela na manhã de domingo e foi inserida no sistema de regulação do estado, sob o código nº 4520828. Ouve vários pedidos para sua transferência e todos foram negados por falta de vaga para leva-la.
A situação é especialmente crítica em casos de urgência e emergência, onde a demora pode ser fatal. A falta de leitos e a demora na regulação também impedem que outros pacientes sejam atendidos, criando um ciclo vicioso de espera e sobrecarga.
A demora na regulação afeta não apenas os pacientes, mas também o sistema de saúde como um todo, que fica sobrecarregado e com dificuldades para atender a demanda. A falta de vagas e a demora na transferência de pacientes para leitos de internação também impactam o funcionamento de hospitais municipais, gerando gargalos e longas esperas.
Segundo familiares a vítima que era casada e tinha filhos ingeriu uma boa quantidade de veneno usado para combater broca de café adurante a madrugada de domingo 13/07. O motivo do suicídio ainda está sendo apurado pelos familiares.
A mulher é moradora de Itabela, mas estava na região do Xandó em Caraiva, interior de Porto Seguro. O corpo está sendo velado no salão da Pax do Brasil e o sepultamento será às 10h desta quinta-feira 17/07.