Reparação e Justiça Racial é tema da 3ª Conferência da Igualdade Racial de Porto Seguro

Giro de Noticias - 16/07/2025 - 08:41


“Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial” foi o tema da 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada dia 15 de julho, no Centro de Cultura de Porto Seguro. Durante o evento, apresentado pela multiartista Moara Sacchi e pelo artista Carleone, Lideranças e ativistas ligadas ao movimento falaram sobre desafios como preconceito e racismo e a importância de desenvolver políticas públicas para a promoção da igualdade racial. 

“A luta é de todos e não apenas do negro e do índio e não pode ser travada apenas no dia da conferência”, disse a subsecretária de Assistência Social, Zenilda Rodrigues. A presença e proatividade das mulheres foi destacada pelo cacique Fred Pataxó, representante indígena da Aldeia Mirapé. “O preconceito está na cara e a gente sente isso na pele todos os dias”, salientou o cacique, acrescentando que “quem não conhece sua história e de onde veio, não sabe para onde vai”. 

A ativista e sócia fundadora da instituição Brasil Chama África, Mirian Silva falou sobre a importância da educação no processo de inclusão social, destacando a implantação, pela UFSB, de cursos de formação superior nessa área. Ela defendeu ainda a necessidade de envolvimento do poder público e do setor turístico, o mais representativo da cidade. “Queremos que o turismo compre essa briga conosco, contra a discriminação. Essa luta não é só nossa, é uma luta de todos nós”, assinalou.

Bastante emocionada, a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial e uma das organizadoras do evento, Gilberlice Menezes, argumentou que “as diferenças não podem ser usadas como justificativa para a discriminação”. Segundo ela, “democracia é ver o rosto negro na universidade e nas cadeiras de decisão”. Ela defendeu ainda a necessidade de reparação com o povos afro-brasileiros, ressaltando que as políticas públicas precisam chegar realmente a quem precisa, “para que nossos jovens tenham sonhos e para que nós possamos envelhecer e ser cuidadas por eles”. 

Durante o evento, foi feita a leitura do Regimento Interno da conferência e apresentada a palestra “Avanços e Desafios da Igualdade Racial nas Políticas Públicas” com os professores Dr. Richard Santos e Drª Maria do Carmo Rebouças.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/