
Um grupo de supostos indígenas invadiram a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais Córrego da Barriguda, conhecida por "pedra mole" que fica no interior de Itamaraju, próximo do povoado de "Montinho", em Itabela, na manhã desta terça-feira, 28/10/2025.
Os invasores segundo informações, estavam fortemente armados, eles chegaram ao local aonde vivem mais de 30 famílias de trabalhadores da Associação e iniciaram a expulsão das famílias, que resistiram de sair de suas casas, os invasores dispararam contra os moradores e atingiram três agricultores da Associação.
Os feridos foram identificados, por Adalberto, que morreu no local, o seu filho, Amauri que chegou a ser socorrido, mas morreu durante um cirurgia no hospital de Itamaraju e uma terceira pessoa identificada por Joabson, conhecido por “testa”, que foi atingido com um tiro na cabeça e socorrido em estado grave.
A Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais Córrego da Barriguda, conhecida por "Pedra Mole” foi criada em fevereiro de 1998, ou seja, fundada há 28 anos. Os trabalhadores adquiriram suas propriedades de forma legal junto ao governo federal, a área foi adquirida através de compra e dividida em lotes pequenos aos agricultores.
Os indignas alegam que a área está dentro dos limites de demarcação de terras indígenas. Os agricultores contestam, eles afirmam que as pequenas propriedades está fora dos limites de demarcação de terras indígenas.
A morte dos trabalhadores gera tristeza e revolta pela percepção de que essas tragédias, na maioria das vezes, são evitáveis caso as autoridades governamentais tivessem tomado as devidas providências nesta situação que se arrasta há anos no sul da Bahia e nada é feito para impedir essa violência no campo.
A indignação é direcionada principalmente às falhas nas condições de segurança, à falta de proteção adequada e ao descaso por parte das autoridades do poder público estadual e federal.
Este não é o primeiro caso violento contra pequenos agricultores nesta região. Infelizmente há relatos de diversos casos de violência envolvendo conflitos de terra entre agricultores e indígenas, especialmente no Sul e no extremo sul da Bahia
Conforme reportado pela imprensa local e nacional, o produtor rural William Pancieri, de 43 anos, foi baleado na madrugada de 7 de outubro de 2025, durante a invasão da Fazenda Seis Irmãos, localizada na zona rural de Porto Seguro, Bahia.
A polícia civil e o DPT foram na propriedade para realizar a parecia no local e remover o corpo da vítima, Adalberto, para o IML-Instituto Médico Legal de Itamaraju. Os indígenas deixaram a á era antes da chegada da polícia.