
A ação itegrada por forças de segurança ocorreu nesta quinta-feira (6) durante confronto no âmbito da Operação Vértice I, deflagrada para cumprir mandados de busca e apreensão contra integrantes do grupo investigado por homicídios e tráfico de drogas na região.
Os acusados faziam parte da facção local conhecida como ADM, que seria associada ao Comando Vermelho, esta de origem carioca. Ainda segundo informações, os suspeitos reagiram à abordagem policial, dando início a um tiroteio. Após o confronto, os cinco foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. Nenhum policial ficou ferido na ação.
Na operação foram apreendidos dois fuzis, uma submetralhadora, duas pistolas, uma granada, quantidade significativa de munição, rádios comunicadores, drogas, cadernos com anotações do tráfico e uma balança de precisão.
Os idividuos fazem parte do memso grupo envolvimento em um outro confronto ocorrido em setembro de 2025, no distrito de Pindorama, também em Porto Seguro, quando dois policiais [um civil e um militar] foram baleados.
De acordo com a Secretaria de Segurança Publica da Bahia, os criminosos utilizavam redes sociais para divulgar vídeos com armamentos de grosso calibre e enviar ameaças a comerciantes e moradores locais, com o objetivo de intimidar a população e reforçar o domínio da facção na região.
A Operação Vértice contou com a participação da Força-Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro (Core/PCBA, BOPE/PMBA), da Polícia Civil, por meio da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), e da Polícia Militar, representada pelo 8º Batalhão (PMBA/Porto Seguro).
O material apreendido foi encaminhado para a delegacia de Porto Seguro, onde será periciado. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos com o grupo criminoso.