De volta ao cenário político de Itabela, o ex-prefeito Junior Dapé, faz fortes alianças e recebe um grande apoio popular que o coloca em situação confortável para uma disputa política nas próximas eleições da cidade de Itabela em 2024.
Dape em menos de uma semana conseguiu colocar seu bloco nas ruas e compostos por pessoas do meio políticos e com grande referencias da política na cidade, no caso de 5 vereadores, entre estes, estão os mais votados da cidade nas eleições de 2020 e 4 ex-vereadores que mesmo estando fora do poder tem estado presente politicamente nos quatro cantos do munícipio.
Durante econtros Dapé tem comentado sobre sua trajetória. “Eu acho que a gente não consegue se desassociar da política. A gente pode não estar ocupando um cargo eletivo, mas todo mundo faz política de algum jeito. Falo isso como pessoa que já ocupou cargos públicos. Já fui, deputado estadual e por duas vezes prefeito. Nos últimos anos mesmo eu não estando ocupando um cargo eletivo estou sempre inserido na polítíca sem fazer muito alarde”, conta Junior Dapé.
Com a chegada de Júnior Dapé e com a garantia que o grupo terá candidato a prefeito nas próximas eleições, a situação de alguns pretensos a se candidatar para a disputa no comando da prefeitura de Itabela ficou mais difícil. A chance da criação da chamada terceira via está mais distante agora, o que se pode observar que as próximas eleições caminha para apenas dois candidatos e de dois grupos políticos, do atual prefeito e o outro do ex-prefeito Júnior Dapé.
O ex-prefeito também destacou que disputaria com tranquilidade uma eventual eleição em Itabela, más não descartou a possibilidade de apoiar um candidato do grupo. “Eu gostaria de ser um dos candidatos, mas quando você tem um projeto como nós temos, não podemos imaginar algo. É preciso estar disposto a conversar. Temos um grande objetivo, que é fortalecer uma força que discuta a eleição de Itabela com uma campanha séria, sem gastos malucos, falando a verdade e discutindo o que Itabela realmente precisa”, argumenta Junior.
O que pode acontecer e que pode interferir diretamente na política Itabela.
Se observa é que a Bahia caminha para um novo senário político e que se confirmado vai interferir diretamente na política local. Hoje o candidato ACM Neto pode ser eleito ainda no primeiro turno, uma vitória de ACM fortalece muito o ex-prefeito Junior Dapé.
A eleição de ACM, abre mais de 100 vagas de empregos no estremo sul do estado e coloca órgãos importantes do estado sobre o comando de aliados de ACM. No caso de Itabela, embasa, RETRAN e outros mecanismo estadual passam a ser comandado por pessoas de confiança de ACM e tira essas máquinas de votos das mãos dos adversários ao grupo de Dapé.