Deputado Leandro de Jesus se reuniu com pequenos produtores rurais do Sul da Bahia, vítimas de invasão de terras e cobra posicionamento do estado. Veja Vídeo

Giro de Noticias - 13/11/2023 - 12:26


O deputado estadual, Leandro de Jesus, esteve no sul da Bahia neste sabdo,11/11, e se reuniu com 40 famílias da Associação Renascente de Pequenos Produtores Rurais, que fica no córrego do Corumbau, interior de Itamaraju. Essas famílias foram vítimas de invasão de suas propriedades e pelo menos 10 delas foram expulsas de suas propriedades.

O caso ocorreu na noite do dia 23/10/2023, quando um grupo de homens armados chegaram ao local atirando e expulsaram as família de suas casas. Três casas foram queimadas, duas motos, um carro, 30 sacas de cacau e uma boa quantia em dinheiro das famílias foram roubados, roupas e eletrodomésticos das casas também foram levados, transformador de energia elétrica foi atingido por tiros e moradores foram espancados durame a invasão.  As famílias contam que o grupo se diz indignas e alegam que a área aonde as familias moram e que pertence os seus antepassados a mais de 100 anos pertence a ales.

O deputado ouviu os relatos de cada morador e recebeu documentos das terras, boletins de ocorrências, fotos e vídeos do ocorrido. Ele ficou indignado com o que viu e ouviu das famílias. 

Entre os relatos das famílias está uma gravida de oito messe que foi expulsa durante a noite e ainda teve sua casa com tudo dentro queimada. Essa mulher chegou a ficar horas desacordada dentro do mato na noite do dia 23/10. 

O deputado nem mesmo esperou chegar em seu gabinete em Salvador, ali mesmo ele  ligou para o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia e agendou uma reunião a com o Secretário  para dia 17 de novembro aonde vai levar um dossiê de tudo que viu e ouviu em Itamaraju das famílias.

O advogado que está acompanhado as famílias, Dr Jorge, fez relatos absurdos sobre esse grupo que vem invadido as terras na região sul do estado e disse que todos os fatos ocorridos foram registrados da polícia. Ele contou das dificuldades para registrar os fatos na polícia e criticou o estado e o acusou de omissão aos fatos ocorridos.

“Quando a gente fala em invasões, é óbvio que a gente pensa: ‘Ah, é um movimento que está lutando efetivamente para ter direito à terra e poder ser produtor’. Não é o que nós estamos vendo. Infelizmente, o que a gente tem visto é um grupo de bandidos armados, buscando tomar terras produtivas e sem qualquer aparato legal, não vamos acetar isso, aqui são famílias que moram em suas pequenas áreas de terras deste que nasceram e vivem da terra, sem determinação da justiça ou de órgãos do estado e da federação esses grupos violentos invadem e expulsam famílias pobres que não tem se quer, aonde morar”, disse Leandro    

A reportagem do Giro de Notícias tem conversado com representantes do agro na região. “O homem do campo, ele planta sem saber se vai colher, ele colhe sem saber se vai vender e pagar o dinheiro que ele gastou, agora estamos enfrentado mais essa situação de invasão de propriedades, mesmo que ela seja produtiva. Então, nós precisamos que esses políticos votem uma lei que de a garantia ao homem do campo, para que ele possa plantar e saber que vai vender e pagar suas contas, temos que ter a garantia do direito de propriedade”, disse um produtor Ilson Oliveira.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/