A Prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, anunciou nesta segunda-feira (13/05), a decisão de não realizar a tradicional festa do Pedrão. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, durante uma live e com a presença da impressa no gabinete da gestora.
De acordo com a prefeita, a medida foi tomada considerando o cenário econômico atual em todo o país e as recomendações do Tribunal de Contas, que sugeriu evitar grandes gastos com eventos festivos. A prefeita Cordélia ressaltou a importância de agir com responsabilidade fiscal, priorizando o equilíbrio das contas públicas e o investimento em áreas essenciais para a cidade.
A gestão municipal destacou que, embora o Pedrão não seja realizado, outras atividades culturais, como o São João nos Bairros, serão mantidas, com estruturas mais simples. “A gente não faz o que quer, a gente faz o que precisa ser feito. Minha vontade era realizar uma grande festa, mas precisamos ter responsabilidade com nosso município e não agir como outras gestões agiram”. A decisão foi tomada em conjunto com a equipe de governo, visando o bem-estar e a segurança financeira do município.
Quando o poder público decide investir em eventos, parte da população costuma questionar se o dinheiro não poderia ser aplicado em outras áreas, como saúde, infraestrutura e educação. A decisão da prefeita Cordélia é um exemplo disso, evitar gastos exorbitantes, realizar festa menores e investir os valores que seriam gastos em algo que melhore a vida dos moradores.
Sem investimentos de outros setores e recursos federais e do Estado, a festa do Pedrão segundo a prefeita, torna-se inviável para realização com recurso único do município. Isso comprometeria ações essenciais do município, especial da saúde que hoje custa só no hospital regional mais de três milhoess por mes aos cofres públicos municipais.
Mesmo não tendo o Pedrão, a prefeita vai realizar o são João em todos os bairros como foi feito no ano passado. Ela pretende priorizar os músicos da cidade e da região .