O deputado estadual, Diego Castro do PL, líder do grupo Bahia Direita, declarou apoio aos candidatos contra o próprio partido nas cidades de Prado e Teixeira de Freitas no Extremo Sul da Bahia.
Em Prado, mesmo o PL lançando nome próprio para disputar a eleição de prefeito, Liva Costa, Diego Castro deputado estadual se posicionou a ficar ao lado do candidato do PP na cidade, Wilsinho Brito, que está aliado ao governo do PT.
O fato vem provocando revolta no grupo de direita da cidade e nas lideranças do PL local que trabalharam para a eleição do deputado. O pre-candidato, Liva Costa, tem total apoio da bancada Bolsonarista na Bahia, a exemplo do deputado estadual, Leandro de Jesus, Roberta Roma, deputada federal, o ex-ministro João Roma e do próprio Bolsonaro.
A mesma situação acontecem em Teixeira de Freitas, mesmo o PL tendo como pré-candidato a prefeito, Coronel França e vinte nomes na disputa a vaga de vereadores, Diego Castro preferiu declarar apoio a um vereador do Avante, Rogério Mororó, para possível, candidato a prefeito.
É de conhecimento de todos que o AVANTE é liderado pelo ex-deputado Ronaldo Carleto, fiel seguidor do PT na Bahia. Essas decisão do deputado, Diego Castro, pode interferir na eleição de prefeitos da direita no sul e extremo sul da Bahia.
Outra situação que pode prejudicar as eleições municipais da direita no sul da Bahia é pelo fato de políticos da direita insistir em lançar outros nomes em cidades que já tem pré-candidatos a prefeitos do Partido Liberal e que já estão consolidados e assim dividindo a direita e enfraquecer os pré-candidatos do partido na região.
É o casso do deputado federal, Capitão Alden, que tem se posicionado apoio a outro candidato do PL em Itamaraju, onde tem o pré-candidato LÊ que vem há anos trabalhando para disputar a prefeitura daquela cidade e já teve seu nome reconhecido por Bolsonaro e João Roma como pré-candidato do partido.
O deputado federal, Capitão Alden, também não tem se posicionado seu apoio aos pré-candidatos a prefeitos de Teixeira de Frestas que tem na disputa Coronel França e no Prado que o pré-candidato de Bolsonaro.
Liva Costa, está sendo oficializado como pré-candidato do partido PL no Prado nesta sexta-feira 7 de junto e o nome do deputado federal, Capitão Alden, não aparece na lista de presença até antão.
Para não acontecer essas divergências o partido Liberal lançou uma circular impedindo que deputados estaduais e federais do PL apoiem candidatos de outros partidos em cidades que tem candidatos do PL e se manter a base do partido unida para fortalecer e não dividir. Vejam a seguir a nota do partido é Liva Costa