Em cerimônia realizada nesta qaurta-feira, 01/01/2025, e conduzida pelo atual vice-presidente, vereador, Vagner Martins dos Santos, que assumiu interinamente a Presidência da Mesa Diretora para os trabalhos de posse dos vereador eleitos. Após empossados ele presidiu ainda a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2025 a 2026.
A posse e a eleição que foi acompanhada por centenas de pessoas entre familiares, amigos e convidados, ocorre na Igreja Assembleia de Deus que fica no centro da cidade de Itabela, aonde os convidados puderam assistir o juramento de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito.
Como foi chapa única, a sessão não precisou ser suspensa, por tanto, os vereadores foram chamados nominalmente e confirmaram seus votos para definir os nomes da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-2026.
Nos termos do Edital nº 7/2024, fora protocolizada na Secretaria da Câmara, apenas uma chapa concorrente aos Cargos da Mesa Diretora: A Chapa ‘Superação e Coragem’, protocolizada na Secretaria da Câmara no dia 23 de dezembro, assim composta: Presidenta Simone Sossai; Vice-Presidente Gérson dos Santos Silva; 1ª Secretária Kamilly Vieira Oliveira; 2º Secretário Ismael Teixeira dos Santo.
Após a eleição da nova mesa diretora, a presidente Simone Sossai assumiu os trabalho e d e deu posse ao prefeito eleito, Ricardo Flauzino e o Vice-prefeito José Sossai que é tio de Simone.
De acordo com o rito da cerimonia, todos se acomodaram em seus lugares e manteveram seus telefones celulares no modo silencioso, e, em respeito ao ambiente religioso no qual ocorreu o evnto, "pedimos que contenham qualquer tipo de manifestação, usando apenas às palmas em momentos oportunos".
A Posse é o ato público pelo qual os eleitos e já diplomados pela justiça eleitoral assumem oficialmente o mandato. Esta foi a Instalação da 10ª Legislatura no município de Itabela e que vai de 2025 / 2028.
Vejam a relação dos 11 vereadores eleitos e reeleitos.
Adailton Xavier da Costa, Alex Alves Vieira, Dilson de Paula Barreto, Gérson dos Santos Silva, Ismael Teixeira dos Santos, Kamilly Vieira Oliveira, Lucas de Souza Lemos, Pedro Antonio Ribeiro da Silva, Simone Sossai, Vagner Martins dos Santos e Warlem de Almeida Silva.
Uma segunda eleição para a mesa diretora para o segundo biênio de 2027 a 2028, como havia sido cogitado nos bastidores foi descartada. Nos termos do Edital nº 7/2024, fora protocolizada na Secretaria da Câmara no dia 23 de dezembro, apenas a eleição da mesa diretora para o biênio de 2025 a 2026.
Essa possível eleição de um segundo biênio havia sido recomendada pelo Representante do Ministério Público, Promotor de Justiça, Igor Saulo Ferreira Rocha Assunção, como um ato inconstitucional.