No dia 14 de junho faz um ano que ex-Prefeito Franciqueto e a atual Secretária de saúde de Itabela, anunciaram a construção do hospital público. O anúncio ocorreu na celebração de 35 anos da cidade, mas abra não saiu do papel.

Giro de Noticias - 09/01/2025 - 11:49


A divulgação da construção do Hospital de Itabela começou durante as comemorações de 35 anos de emancipação político-administrativa do município, realizadas na sexta-feira, 14/06/2024, quando o prefeito Luciano Francisqueto ao lado da Secretaria de Saúde, Wadla Cassiano, anunciaram a construção do hospital público. O projeto, orçado em mais de R$ 20 milhões, visaria a modernização do atendimento médico na cidade e nas áreas vizinhas.

A nova unidade hospitalar ainda sem a área definida, seria construída em um local de mais de 2.700 m², e contaria com infraestrutura de última geração. Na propaganda o hospital teria 50 leitos de internação, um serviço ambulatorial e de emergência com 15 leitos, além de um centro cirúrgico equipado com duas salas de cirurgia e uma sala de parto cirúrgico. Adicionalmente, a unidade seria equipada com laboratório, centro de imagem com Raio-X e ultrassonografia, e uma usina de oxigênio.

Na época, o prefeito Luciano Francisqueto, disse que a construção do hospital era vista como um legado para a gestão atual e futuras administrações.  “Hoje, estou anunciando a construção do hospital municipal, uma unidade moderna que será referência regional na área da saúde”, afirmou Francisqueto.

Projeção do novo hospital público de Itabela

A Secretária de Saúde da época e mesma do atual prefeito, Wadla Cassiano, enfatizou na data que a humanização dos atendimentos era uma prioridade do novo hospital. “Será um hospital com tudo que nossa população merece, para um atendimento de saúde humanizado”, declarou Wadla Cassiano.

O ex-secretário de Infraestrutura da época, Jinivaldo Miranda, complementou destacando o cuidado e o tempo investido na preparação do projeto: “São mais de um ano preparando esse presente”, afirmou.

Projeção do novo hospital público de Itabela

O prefeito destacou que a construção do novo hospital municipal, representaia um passo fundamental na melhoria da qualidade de vida em Itabela e região, assegurando um serviço médico qualificado e acessível. “A obra não só elevará a qualidade de vida local como também garantirá um atendimento de excelência na saúde pública”, finalizou.

O anúncio da construção do hospital feito pelo prefeito de Itabela na época, Luciano Francisqueto e pela atual secretária de Saúde de Itabela, Wadla Cassiano, foi feito sobre pressão de seus adversários políticos na data. Dois dias antes do anúncio, os pretensos candidatos da época, estiveram no hospital Frei Ricardo que é alugado para o município e gravaram um vídeo se comprometo se fossem eleitos de construir o hospital da cidade.             

Como o vídeo ganhou repercussão nas redes sócias, dois dias após a secretária de saúde e o prefeito gravaram um vídeo mostrando uma maquete do futuro hospital e que a obra seria iniciada em poucos dias. Passou-se, seis meses, o prefeito deixou seu segundo mandato, e a construção do hospital fiou para o futuro.

Essa mesma obra já havia sido prometida pelo gestor em 2017 e 2020, quando foi candidato a prefeito pela primeira e segunda vez. O que se observa, que o gestor esteve 8 anos no poder e o projeto de constução do hospital municipal se quer teve o local defino.

Enquanto isso, a saúde de Itabela continua capengando, são dificuldades de regulação, falta de aparelhos para exames mais avançados e um hospital com melhores condições de atender a população. O mais incrível, o município vai completar 36 anos de emancipação política em 14 de junho de 2025, sem sua sede hospitalar própria.

Durante oito anos de gestão da atual Secretária de Saúde, Wadla Cassiano, não foi construído um posto de saúde na sede do município de Itabela. Os bairros irmã Dulce. Bacia e Jaqueira, continuam sem seus postos de saúde.

O PSF do irmã Dulce funciona no anexo ao prédio do PSF do Hidelbrando no centro da cidade. No bairro da jaqueira o PSF funciona em um prédio alugado. Na mesma forma está o hospital Frei Ricardo que também funciona em um prédio locado.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Tá cedo pra cobrança, o projeto é de um hospital, e não de um galinheiro. Se a calma.


Tá cedo pra cobrança, o projeto é de um hospital, e não de um galinheiro. Se a calma.