Uma reunião Idealizada pelo produtor, Lucio Pinto, que tem propriedade rural na região de Caraiva, interior de Porto Seguro, reuniu mais de 40 produtores rurais e comerciantes de Itabela e Porto Seguro, com o Presidente do Condesc-Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Costa do Descobrimento, para tratar sobre as melhorias das estradas na região dos dois municípios.
A reunião que ocorreu na manhã desta quinta-feira,16/01/2025, em uma propriedade no distrito de Caraiva, em Porto Seguro, contou com a presença do Presidente do CONDESC, Luiz Carlos de Oliveira, “Luizinho” que está prefeito de Itagimirim e com Secretário de governo da prefeitura de Porto Seguro.
O objetivo da reunião é a reconstrução de pontes e melhorias nas estradas que ligam a BR-101 aos distritos de Caraiva e Trancoso e, atendendo as comunidades de Barra Velha e Xandó. Para Lucio Pinto que idealizou o encontro, essas estradas são de fundamental importância, tanto no escoamento da produção agrícola, como o acesso de turistas que vem de estados como Espírito Santos, Minas Gerais, São Paulo, entre tantos outros, que procuram essa região por suas belezas naturais.
De acordo com Lucio, devido a precariedade das estadas, muitos turistas não tem procurado essas localidades, disse ainda, que essas estradas tem passado por serviço paliativos e que não resolve, "apenas patrolamento sem o cascalho, sem recuperar ponte e bueiros em condições ruins, não resolve o problema" disse .
“É preciso fazer as melhorias nas estradas rurais, contemplando ações de,patrolamento, empedramento e compactação. As melhorias nessas vias têm como objetivo facilitar o tráfego, garantindo maior segurança e acessibilidade para os moradores e produtores rurais da região”, disse Lucio ao programa da Rádio Nova FM,90,3.
Segundo, o Presidente do Consorcio, Luizinho, essa reunião foi muito importante para discutir as demandas dessa região e ouvir de quem usa essas estrada diariamente e sabem o que tem que ser feito para resolver em definitivo os problemas dessas estradas que são de fundamental importância para o desenvolvimento agrícola e o turismo nesta região.
Em entrevista ao Programa da Nova Fm, 90,3, o Presidente do CONDESC, disse que o consorcio ainda não tem as devidas condições financeiras de arcar com os recursos necessários que as demandas requer, mas se comprometeu de buscar parcerias junto ao estado e outras, para atender as demandas apresentadas.
“Não adianta apenas o patrolamento, precisa fazer alargamento de toda a estrada, pôr o cascalho e compactação. "Eu pretendo fazer um trabalho diferenciado com base em um estudo detalhado, que incluiu visitas às comunidades para avaliar a condição das estradas. Outro ponto importante é o sistema de drenagem para proteger essas estradas é melhorar o escoamento da água, porque eles viram os atoleiros e é necessário melhorar essa questão”, diz Luizinho.
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento (CONDESC) foi criado em 23 de julho de 2013, como objetivo de promover o desenvolvimento regional e a sustentabilidade em oito municípios da Costa do Descobrimento.
Desse modo, no dia 14 de Fevereiro de 2012 o governo do estado da Bahia sancionou a Lei Nº 12.630, tornando assim o território Costa do Descobrimento composto por oito municípios: Guaratinga, Itabela, Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itapebi e Itagimirim.
O consorcio foi criado especificamente para atender as estradas da zona rural desses municípios. “A patrulha com retroescavadeira, rolo compactador, caminhões caçamba e de apoio e patrlol, tem como finalidade atender as demandas das estadas vicinais, mas em outras gestões, muitas das vezes esse maquinário foi visto fazendo recolhimento de entulhos e trabalhando em ruas das cidades.
O novo Presidente do CONDESC que foi eleito no começo de 2025, terá a oportunidade de usar estes equipamentos apenas para recuperar os mais de 6 mil Km de estadas de terra que abrange estes municípios.