OAB-RJ considera desfile em homenagem a Lula como “preconceito religioso”

Giro de Noticias - 19/02/2026 - 09:38


A Seção do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) afirmou que o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode ter configurado “prática de preconceito religioso” contra evangélicos.

Em nota divulgada na última terça-feira (17), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro ressaltou que “qualquer conduta que implique intolerância ou discriminação religiosa representa afronta direta à ordem constitucional e aos compromissos internacionais assumidos pelo país”.

O posicionamento faz referência à ala intitulada “Neoconservadores em conserva”, que apresentou fantasias em formato de lata, estampadas com o desenho de uma família composta por pai, mãe e duas crianças.

Segundo a explicação divulgada pela própria escola, a proposta utilizou o humor para caracterizar os chamados “neoconservadores”, grupo que, de acordo com o enredo, atua em oposição a Lula, votando contra pautas defendidas pelo presidente, como a privatização e o fim da escala de trabalho 6x1.

Ainda conforme a descrição da agremiação, o grupo retratado incluiria representantes do agronegócio, mulheres da classe alta, defensores da Ditadura Militar e segmentos de religiosos evangélicos.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/