Moradores denunciam quedas constantes de energia e cobram providências da Neoenergia Coelba em Jucuruçu. Devido a oscilações e interrupções uma bomba pegou fogo e um deposito foi incendiado

Giro de Noticias - 20/02/2026 - 10:26


Na manhã desta quinta-feira (19/02/2026), moradores do município de Jucuruçu, no sul da Bahia, entraram em contato com o Giro de Notícias para denunciar problemas frequentes no fornecimento de energia elétrica e cobrar providências da Neoenergia Coelba.

Tanto na sede quanto nos povoados e distritos, as quedas de energia, segundo os moradores, vêm ocorrendo de forma constante.

“Nós, moradores de Jucuruçu, estamos preocupados com as constantes quedas de energia que vêm acontecendo desde dezembro de 2025”, relatam.

De acordo com a comunidade, diversas solicitações já foram feitas à concessionária, mas o problema persiste.

“Já entramos em contato com a Coelba para que sejam tomadas providências, porém, até o momento, não tivemos nenhuma solução concreta”, afirmam.

Os moradores também relatam prejuízos materiais provocados pelas oscilações no fornecimento. “Temos vários relatos de vizinhos que tiveram bens danificados devido ao vai e vem da energia e às oscilações e interrupções”, destacam.

Ainda conforme os relatos, uma nova oscilação foi registrada na tarde e noite desta quarta-feira (18/02).

No povoado de Farinha Lavada, a situação foi ainda mais grave. Um morador relatou que uma bomba explodiu por conta das interrupções de energia. Segundo ele, quando o fornecimento é restabelecido, a carga elétrica retorna muito alta, o que provocou um incêndio que atingiu um depósito de materiais da propriedade e até uma motocicleta. Os prejuízos, de acordo com o morador, chegaram a R$ 16 mil.

Outro morador, que possui um comércio, denunciou que o vai e vem da energia acabou queimando um freezer. A situação, segundo ele, vem ocorrendo desde o início de dezembro, período em que a população tem enfrentado transtornos constantes.

De acordo com os relatos, as quedas de energia ou o enfraquecimento da voltagem costumam ocorrer principalmente no período da tarde, estendendo-se pela noite.

“Estamos todos tristes e preocupados com as noites de calor, as muriçocas, inclusive com as nossas crianças e idosos”, afirmou um morador.

Diante da situação, a comunidade pede apoio do poder público municipal. “Solicitamos que a Prefeitura nos ajude a intervir e cobrar uma solução, pois não podemos mais continuar nessa situação”, cobram.

A Prefeitura de Jucuruçu informou que encaminhou um ofício à Coelba no dia 23 de janeiro de 2026, mas, até o momento, nenhuma medida concreta foi adotada. “Encaminhamos as denúncias novamente para a Neoenergia Coelba e aguardamos esclarecimentos da concessionária”, informou a gestão municipal.

Diante da situação considerada insustentável, os moradores decidiram realizar uma manifestação, que está agendada para esta quinta-feira (23/02/2026), a partir das 8h.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/