Uma idosa de 77 anos, Maria de Lurdes, com quadro infeccioso,e problemas de hipertensão arterial descontrolada, diabetes tipo,2 descompensada e outros problemas de infecção e que sofreu um derrame pleural, está a 5 dias inserida no Sistema de Regulação do Estado, Surem, sob o número 4337035, esperando uma transferência para um hospital de referência, mas não tem encontrado vaga para leva-la.
A paciente de acordo com um resumo feito pela Medica Drª Thaise Covre Sossai, a paciente está recebendo o tratamento para suas condições e aguardando uma vaga sob os cuidados da equipe do hospital Freei Ricardo. Ela precisa ser transferida para um hospital de referência com urgência.
A diabetes tipo 2, é uma doença crônica em que ocorre uma resistência a ação da insulina nos órgãos periféricos, principalmente musculo e tecido adiposo. Além disso, pode haver tipo um defeito progressivo na secreção de insulina pelo pâncreas e, dessa forma, aumento dos níveis de açúcar no sangue.
A paciente foi internada no hospital Frei Ricardo, em Itabela, no dia 01/02/2025, e logo foi inserida no Sistema de Transferência, mas enquanto não centra vaga ela segue aguardando pela transferência no hospital público do município que não tem as devidas condições de atender a necessidade de saúde da paciente.
A família entrou em contato com a redação do Giro de Notícias com o intuito de divulgar situação de espera e assim chamar a atenção das autoridades para tentar a transferência da idosa com urgência, mas até 12h desta quarta-feira (05/02), não havia saído nenhuma decisão favorável.
A família contou que Maria de Lurdes de 77 anos, chegou à unidade com muita falta de ar e bem debilitada e que os médicos recomendaram a transferência com urgência para uma UTI. Segundo o laudo, Maria tem um quadro grave.
O Sistema de Regulação do Estado tem ficado cada dia mais complicado para transferir um paciente por falta de vagas. Muitas pessoas morre durante a espera e outros tem seu estado de saúde agravado pela demora de ser transferida.
A reportagem entrou em contato com um Médico que olhou o laudo da paciente e disse que ela teve um derrame pleural e está com insuficiência cardíaca grave, e precisa passar por um cardiologista urgente e que o estado de saúde dela e muito grave.
Derrame pleural é o acúmulo de líquido no espaço pleural, que é o espaço entre as membranas que revestem os pulmões e a parede torácica.