É possível produzir alimento e preservar o meio ambiente garante os donos da fazenda Pancada Formosa em Itabela.

Giro de Noticias - 07/07/2017 - 07:03


Os proprietários de uma área rural no município de Itabela denominada Fazenda Pancada Formosa com 200 hectares de banana e 50 hectares de mamão e cacau, uma produção de seis mil  toneladas de banana ano garante que o homem pode trabalhar normalmente e produzir muito respeitando as Áreas de Preservação Permanente (APP), desde quando utilize  técnicas que não prejudiquem a natureza, a produção aumenta, recomenda o senhor Jair Passamani, um dos donos da propriedade.

O fruticultor diz estar satisfeito com a plantação agregada com a preservação ambiental, o segredo segundo ele é armazenar água, preservar as matas ciliares, córregos e nascentes e retirada do boi das Áreas de Preservação  Permanente (APP). “O boi não pode ir às áreas de preservação, fiz este comparativo, área que o gado tem acesso livre e áreas que retiras e o resultado  é assustador” , conta o produtor .

“Essa área que plantamos não sofreu ação ambiental, era área de pastagem e degradada, o que tornou difícil o nosso trabalho’’, relata. Segundo Jair, uma das maiores vantagens para o agricultor em adotar a plantação com racionalidade é o reaproveitamento da água, além do fator econômico com o armazenamento de água nas prosperidades, quem ganha mais ganha, até mais do que o agricultor é o meio ambiente.’’ opina.

“A maioria dos produtores tiveram um gasto médio por hectare e tem comércio garantido. Segundo Ronie Pimpinati, um dos produtores, no sistema avançado com tecnologia de ponta na irrigação, com bombas de última geração, o valor por hectare fica muito mais econômico e a quantidade de água de água é economizada. Com investimento técnico o retorno dos investimentos acontece, para isso, é preciso um nivelamento feito na plantação para obter custos mais baratos”, conclui.

Os fazendeiros falam dos bons resultados mesmo em tempo de estiagem, “as plantações de banana em nossa propriedade não foram prejudicadas por falta de chuvas que ocorreu na região nos anos anteriores onde tivemos uma estiagem prologada e atraso de colheita, pelo fato das muitas áreas de matas e a contenção de água em grande quantidade na propriedade”. Explica os produtores

Para os agricultores, o que os motivou a adotar a agricultura foi a fertilidade da terra e ganho muito superior por hectares se comprado a pecuária. ‘‘Esperamos que os governantes  e autoridades competentes invistam na assistência  ambiental de preservação das Áreas de Preservação Permanente (APP). Se não intensificar os esforços de combate ao boi nestas áreas, em pouco tempo não haverá água para a gente plantar o que seria muito mais difícil para o agricultor ’’, opina Jair Passamani.

O Secretario à de Meio Ambiente  Ednardo Morais de Oliveira, esteve na propriedade  junto com o Vereador José Alencar Arrabal na manhã de quinta-feira (06/07), ficaram entusiasmado com a preservação das áreas de Preservação Permanente (APP) da propende. Para o secretário a propriedade é um exemplo a ser seguido, “preservar as matas ciliares, córregos e nascentes é a garantia de um futuro vida melhor para se viver”, disse Ednardo.  

  

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



voce podi min fornece o numero do telefoni da fazenda pancada formoza
arnon filho

esa e na turresa pora
jota eli

gostei
matuso

muitobom
tihago

muitobom
muitobom