Os moradores de Guaratinga, no sul da Bahia, realizaram um protesto, na manhã desta sexta-feira (24/01/2025), para pedir a normalização do fornecimento de água e energia na cidade.
Os moradores reclamam que estão há dias sem água e o fornecimento de energia está precário. Uma moradora contou que o problema é recorrente na região e, com o aumento da temperatura nos últimos dias, a comunidade resolveu se posicionar.
"A manifestação é legítima dos moradores de Guaratinga. A cidade está há vários dias sem água. A energia também está deficiente. A Coelba até hoje não resolveu o problema. Então, a gente colocou o povo na rua. A galera está fazendo um manifesto. Total direito. A gente tem que parar a rua, tem que ocupar. Não dá para ficar nesse calor dentro de casa com sol de 40 °C, pagando conta e recebendo nada”, disse uma moradora.
Segundo a embasa a falta de água nos últimos dias se deu devido a oscilação frequente de energia elétrica. Devido à falta constante de energia, o sistema de capitação ficou parado o que trouxe grande prejuízo no abastecimento de água na cidade.
Três horas sem energia é o que vale quase um dia de falta de água na cidade segundo a embasa. Por sua vez, até o momento a direção da Coelba não se manifestou sobre esta oscilação de energia no município de Guaratinga.
Os moradores cobram uma solução de mediato para o problema, caso contrito, as manifestações vai continua e com medidas mais duras que chamem a tenção das autoridades do estado responsáveis pelas concessionárias.
Um morador e dono de um comercio no mercadão municipal exibiu as notas ficais de seus equipamentos de trabalho, com frízer, que foram danificados com a queda constante de energia. Outros exibindo talões de água que pagaram, mas a falta é constante.