Desaprovação ao governo Lula atinge 49% e supera aprovação pela primeira vez,

Giro de Noticias - 27/01/2025 - 13:37


Uma pesquisa divulgada, nesta segunda-feira (27), pela Quaest revelou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta o maior índice de reprovação desde o início da atual gestão.

Segundo o levantamento, 49% dos eleitores brasileiros desaprovam o trabalho do presidente, enquanto 47% o aprovam. É a primeira vez que a reprovação supera numericamente a aprovação na série histórica iniciada em fevereiro de 2023.

Em comparação com o levantamento anterior, divulgado em dezembro de 2024, a aprovação caiu cinco pontos percentuais, de 52% para 47%, enquanto a reprovação subiu dois pontos, passando de 47% para 49%.

De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, o resultado reflete a insatisfação dos eleitores com a condução da economia e o descumprimento de promessas de campanha.

"Primeiro, Lula não consegue cumprir suas promessas. Esse percentual sempre foi alto, mas chegou ao seu maior patamar em janeiro de 2025: 65%. Ou seja, mais do que gerar esperança, o atual governo produz frustração na população", afirma Nunes.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2025. Foram entrevistados 4.500 eleitores em todo o Brasil, com uma margem de erro geral de um ponto percentual, para mais ou para menos.

A pesquisa identificou que o Nordeste continua sendo o principal reduto de apoio ao governo Lula, com 60% de aprovação e 37% de reprovação. No entanto, houve uma queda em relação ao levantamento de dezembro, quando 67% aprovavam e 32% desaprovavam o presidente.

"Perder popularidade no Nordeste e na renda baixa significa que o governo está perdendo base que deixa de defendê-lo", avaliou Nunes. A margem de erro para este recorte é de quatro pontos percentuais.

No Sudeste, a desaprovação permaneceu estável em 53% em relação às duas pesquisas anteriores, enquanto a aprovação caiu de 44% para 42%. A margem de erro para a região é de três pontos percentuais.

No Centro-Oeste e no Norte, os números se mantiveram praticamente inalterados, com 49% de desaprovação (antes 50%) e 48% de aprovação. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.

Já no Sul, os dados mostram uma piora significativa na avaliação do governo: a desaprovação subiu de 52% para 59%, enquanto a aprovação caiu de 46% para 39%. A margem de erro para a região é de seis pontos percentuais.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Gente respeito a opinião de todos. Mas vejo muito comentário fanático. Eu acho q a culpa de tudo somos nós mesmo pq se quer agente vai na camara de vereadores nós dias de votação pra ver se eles não estão aprovando projeto de benefícios próprios. Ao meu ver todos eles são farinhas do mesmo saco . E fanático ou não fanático todos juntos iguai cachimbo. políticos A e B . Levam o dinheiro e regalias das lavouras q somos nós. e nós leva o fumo
Elias Cardoso da Silva

Tem gente que defende um desgoverno desse. Dá uma olhada numa matéria acima e vai ver uma família sofrendo porque não encontra uma vaga num hospital de referência... Cadê o Lules? Cadê o Gerôminio? Cadê a saúde do nosso estado? Fora as outras áreas... E ainda vem uns para defender esse desgoverno? Faça-me o favor né?
Pralguém

Tem gente que defende um desgoverno desse. Dá uma olhada numa matéria acima e vai ver uma família sofrendo porque não encontra uma vaga num hospital de referência... Cadê o Lules? Cadê o Gerôminio? Cadê a saúde do nosso estado? Fora as outras áreas... E ainda vem uns para defender esse desgoverno? Faça-me o favor né?
Pralguém

Porque as notícias do ladrão de jóias não se fala nada por aqui ?
Alguém

Se dependesse de mim ele não estava nem presidente
Tu