O fato ocorreu na noite de sexta-feira (07/02), quando uma guarnição do 1⁰ Pelotão da 43ª CIPM recebeu a denúncia de que havia um carreteiro no estacionamento de um posto de gasolina, localizado às margens da BR 101, em Itamaraju, comercializando condicionadores de ar de uma carga que estava transportando, sem fornecer a nota fiscal para os compradores.
Nessa ação, a guarnição apreendeu: 01 (uma) carreta Volvo/FH 460; 02 (dois) bitrens, um desses com diversos eletrodomésticos acondicionados; 03 (três) condionadores de ar de 12.000 BTU (completos); 01(um) evaporizador de ar condionado (parte interna); e notas fiscais perfazendo um valor total em mercadorias de R$ 2.034.910 (dois milhões e trinta e quatro mil e novecentos e dez reais).
Para a guarnição, o carreteiro relatou que estava precisando de dinheiro e resolveu vender indevidamente os produtos com o preço abaixo do mercado. Duas pessoas que adquiriram as mercadorias foram juntamente com o carreteiro apresentados na Delegacia Territorial de Itamaraju, para a adoção das medidas legais cabíveis ao caso.