A invasão ocorreu na madrugada do dia 15 de fevereiro de 2025. Cerca de 130 pessoas ocuparam a Fazenda Ouricana, no município de Itabela, uma área de 1.017 hectares em processo de negociação com uma Associação para o assentamento de cerca de 120 famílias.
Os invasores alegam que a propriedade é concentrada pelo latifúndio. A ação faz parte da luta pela Reforma Agrária Popular e aconteceu dentro da Brigada Che Guevara, na Regional Extremo Sul.
Os responsáveis pela propriedade contam que a área é produtiva e segue em processo final de negociação com uma Associação para assentar cerca de mais de 100 famílias.
Representantes do Agro Negócio do Sul e do Extremo Sul do Estado condenam a ocupação e cobram uma posição do governo sobre este tipo de ação considerada ilegal e que viola o direito de propriedade.
Hoje 20 de Fevereiro de 2025, completa 5 dias que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, MST, estão acampados na Fazenda Ouricana.
Segundo o movimento, o novo acampamento vem anunciar o início de um ano de luta pela terra e pautar junto ao governo federal e ao Incra a urgência em avançar no assentamento de todas as famílias que a anos estão acampadas.
Nesta semana foi possível ver uma grande concentração de veículos e de pessoas na sede da propriedade.