A Polícia Civil do Estado da Bahia, com o apoio da Polícia Judiciária da Força Nacional, prendeu nesta terça-feira (06/08) um homem de 39 anos acusado de estuprar duas crianças no distrito de Trancoso, município de Porto Seguro-BA.
A ação foi realizada no âmbito da Operação Shamar, iniciativa nacional de enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes.
O suspeito possuía mandado de prisão preventiva em aberto pelo estupro de um menino de 7 anos e também é investigado por outro abuso sexual contra outra criança de 8 anos.
A prisão é resultado direto de um trabalho integrado e contínuo entre a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Seguro, a 3ª Delegacia Territorial de Trancoso e a Polícia Judiciária da Força Nacional.
Após dias de diligências, inclusive com a realização de campanas em diversos pontos estratégicos do distrito, o investigado foi localizado em uma área rural de difícil acesso, onde tentava se esconder da Justiça.
Após a prisão, o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia de Trancoso para a adoção das medidas legais. A investigação contou com o suporte do Centro Integrado de Segurança Pública e Proteção Ambiental (CISPPA), unidade da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP), com sede em Foz do Iguaçu/PR, que forneceu informações de inteligência que auxiliaram a localização do foragido.
A Operação Shamar representa uma força-tarefa de caráter nacional, que une esforços das forças de segurança pública para coibir e responsabilizar autores de crimes de violência sexual e doméstica, reforçando o compromisso do Estado com a proteção dos direitos de grupos vulneráveis e com a punição rigorosa desses crimes.