A jovem de Itabela vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico e que estava internada a 14 dias no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, esperando por uma vaga para uma unidade de saúde com as devidas condições de fazer o tratamento da paciente, foi transferida na manhã desta quarta-feira (11/12). A transferência de Katrine Marques Nascimento, de 28 anos, aconteceu, após a interferência da Defensoria Pública de Porto Seguro.
A mãe de Katrine, angustiada com a demora na transferência da filha, recorreu a 9ª Defensoria Pública Regional de Porto Seguro. Diante da gravidade dos fatos, o defensor público manteve contato com a direção do Hospital e com à Central Estadual de Regulação do Estado da Bahia solicitando agilidade na transferência da paciente que aconteceu na manhã desta quarta.
A mãe, Rigiane Marques, moradora da cidade de Itabela, já havia procurado a reportagem do Giro de Notícias e a Radio Nova FM, 90,3, e denunciado a falta de atendimento emergencial por parte do Sistema de Regulação e Urgência (Surem), da Central de Regulação do Estado Bahia.
A jovem, Katrine Marques, chegou ao Hospital Luiz Eduardo por volta da 11:30h, do dia 27 de novembro de 2024, Logo que ela foi atendida o médico disse que o problema dela era neurológico e após exames foi comprovado que ela teria sofrido um AVC Cerebral Hemorrágico.
O médico Neurologista que atendeu a paciente no dia 27 de novembro, disse que ela teria que ser transferida com urgência e no dia 28 inseriu Katrine Marques no sistema de regulação do estado, mas a transferência da paciente só ocorreu 14 dias depois e com a interferência da justiça.
Katrine Marques Nascimento foi transferida para o Hospital Calixto Midlej Filho na cidade de Itabuna. A paciente foi levado a em uma UTI Móvel do estado.
A Central de Regulação do Estado da Bahia, responsável por regular as internações de urgência e emergência e de alta complexidade para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tem muita deficiência na sua operacionalização e atendimento às demandas que chegam à Central Estadual de Regulação. Situação igual à da Katrine Marques são comuns e para a agilizar as transferências os usuários muitas vezes são obrigados a recorrer à justiça.
Hospital Calixto Midlej Filho é referência em Hemodinâmica, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Vascular, Cirurgia Bariátrica, Neurocirurgia, Centro de Tratamento Intensivo (CTI), Unidade Coronariana Intensiva (UCI), Serviço de Cirurgia Bariátrica, Serviço de Nefrologia e Transplante Renal. Quimioterapia, Hospital Dia, Emergência Referenciada, Banco de Sangue, Ressonância Magnética, Tomografia Multislice, Ultrassonografias, Endoscopia, Colonoscopia e Radiologia Digital, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Anatomia Patológica, Broncoscopia