Foto: Divulgação
O prefeito de Belmonte, Iedo Elias, comemorou nesta quinta-feira,10/04, os primeiros 100 dias de governo com um histórico positivo. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor fez um balanço das ações realizadas neste início de mandato e ressaltou os desafios encontrados ao assumir uma cidade, segundo ele, marcada pelo abandono.
São muitos os problemas encontrados, entre dos citados, o prefeito destacou o cenário de abandono deixado pela ex- gestão. Máquinas quebradas, ruas tomadas por galhadas e lixo, unidades de saúde em estado crítico e um hospital municipal que não realizava cirurgias há mais de três anos. “Assumimos com responsabilidade e estamos trabalhando para devolver dignidade e qualidade de vida à população”, afirmou Iêdo.
Um dos destaques positivos nestes primeiros dias de governo, o prefeito destacou positivamente a saúde como uma das áreas prioritárias nesses primeiros meses. A gestão municipal contabiliza mais de 40 mil atendimentos realizados, além da aquisição de novos equipamentos, veículos e a reativação de PSFs antes desativados.
Ele destacou ainda, a ampliação do atendimento médico e a contratação de especialistas. Segundo Iedo, outra demanda positiva é a área social, a Secretaria de Assistência Social realizou mais de 10 mil atendimentos, entre ações nos CRAS, CREAS e mutirões nos distritos. Os serviços foram descentralizados para garantir o apoio técnico às famílias em situação de vulnerabilidade.
O prefeito também exaltou os avanços na infraestrutura, como o mutirão emergencial de limpeza urbana, que alcançou toda a sede e os distritos. A Prefeitura também está investindo na recuperação de obras paradas, melhorias na iluminação pública e recuperação de frotas de veículos sucateados, além de planejar a revitalização de espaços de lazer para a população.
Outra pasta que tem sido bem cuidada pelo gestor nesses primeiros dias, está a educação, com um marco histórico, a gestão garantiu o pagamento do piso salarial já em seu governo aos professores e corrigiu os pisos anteriores que há mais de 4 anos os professores não estavam recebendo.
Iedo promoveu a Jornada Pedagógica, entregou uma nova escola no distrito de Barrolândia e iniciou o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que já atende 300 alunos. A capacitação dos profissionais da educação também tem sido constante.
Outro foco da administração do prefeito iedo Elias é na geração de emprego e renda. A Prefeitura vem estimulando o turismo, cultura, esporte e lazer com a realização de eventos como o Réveillon, Festa de Iemanjá, Festival do Boi Duro, Projeto Verão e o CarnaBelgas. Essas ações movimentam o comércio local e valorizam os empreendedores da cidade.
O prefeito também teve como prioridade a segurança pública, dando mais proteção aos moradores, para isso, o governo municipal criou a Secretaria Municipal de Segurança e entregou uma nova viatura para a Delegacia da Polícia Civil. O prefeito também tem oferecido apoio às forças de segurança que atuam no município.
Durante esses 100 dias, Iêdo Elias cumpriu agendas importantes em Salvador, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Em Salvador, firmou parceria com o governo estadual e participou de audiências para viabilizar investimentos, como o projeto-piloto de Gestão de Energia com Inteligência Artificial e sistema solar, o primeiro do tipo no Brasil.
Também se reuniu com o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e celebrou conquistas ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e da deputada estadual Fabíola Mansur. Em Brasília, o prefeito participou do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas promovido pela Presidência da República e articulado com entidades municipalistas.
Já em São Paulo, marcou presença no II Workshop Internacional de Geomorfologia do Quaternário da UNICAMP, onde discutiu os impactos do avanço do mar, que também ameaça a costa de Belmonte.
Encerrando sua fala, Iêdo Elias reafirmou o compromisso com a reconstrução de Belmonte e destacou que sua equipe continuará trabalhando com excelência, agilidade e eficiência para transformar o município. “Esses 100 dias foram apenas o começo de um novo tempo para Belmonte. Vamos seguir firmes, trabalhando pelo nosso povo, com coragem, respeito e responsabilidade”, concluiu.