Familias e amigos de pai e filho mortos na Associação Córrego da Barriguda por supostos índios se manifestam na BR-101 em Itamaraju pedindo por justiça.

Giro de Noticias - 31/10/2025 - 16:18


Familiares e amigos de Alberto Carlos dos Santos, de 60 anos, e Amauri Sena dos Santos, de 37 (pai e filho), realizaram manifestações na BR-101, em Itamaraju, pedindo justiça após a morte de ambos durante uma invasão por um grupo indígenas aos  assentados na Associação Córrego da Barriguda, ocorrido na terça-feira, 28 de outubro de 2025. 

O protesto, que reuniu dezenas de pessoas, é um ato de repúdio às mortes de Amauri Sena dos Santos e de seu pai, Alberto Carlos dos Santos, e de uma terceira vítima, Joabson Lima Alves dos Santos, que ficou baleado na cabeça e continua internado em estado grave.

Os invasores segundo informações, estavam fortemente armados, eles chegaram ao local aonde vivem mais de 30 famílias de trabalhadores da Associação e iniciaram uma tentativa de expulsão das famílias, que resistiram de sair de suas casas, os invasores dispararam contra os moradores e atingiram os três agricultores da Associação.

A Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais Córrego da Barriguda, conhecida por "Pedra Mole” foi criada em fevereiro de 1996, ou seja, fundada há 28 anos. Os trabalhadores adquiriram suas propriedades de forma legal junto ao Governo Federal, a área foi adquirida através de compra e dividida em lotes pequenos aos agricultores.

Os indignas alegam que a área está dentro dos limites de demarcação de terras indígenas. Os agricultores contestam, eles afirmam que as pequenas propriedades está fora dos limites de demarcação de terras indígenas.

A morte dos trabalhadores gera tristeza e revolta pela percepção de que essas tragédias, na maioria das vezes, são evitáveis caso as autoridades governamentais tivessem tomado as devidas providências nesta situação que se arrasta há anos no sul da Bahia e nada é feito para impedir essa violência no campo.

A indignação das famílias foram expostas nesta sexta-feira, 31/10, durante o protesto que cominou com a interdição da BR-101. Eles reclamam das condições de segurança, à falta de proteção adequada e ao descaso por parte das autoridades do poder público estadual e federal.

Este não é o primeiro caso violento contra pequenos agricultores nesta região. Infelizmente há relatos de diversos casos de violência envolvendo conflitos de terra entre agricultores e indígenas, especialmente no Sul e no extremo sul da Bahia

Conforme reportado pelo Giro de Notícias, outro produtor rural, William Pancieri, de 43 anos, foi baleado na madrugada de 7 de outubro de 2025, durante a invasão de sua propriedade denominada, "Fazenda Seis Irmãos", que fica localizada na zona rural de Porto Seguro, Bahia.

“Prisão e Apreensão de armas”

Na manhã de terça-feira (28/10), por volta das 09h15, guarnições da 43ª CIPM, sob o comando do Major Coutinho, deslocaram-se até a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais Córrego da Barriguda, conhecida por "Pedra Mole", após denúncia de um grupo de supostos indígenas ter invadido a comunidade e cometido homicídio na localidade.

No local, as equipes encontraram uma vítima fatal e noticia de mais dois baleados que haviam sido socorridos para hospital em Itamaraju e, durante as diligências, identificaram indícios da presença dos possíveis autores, que teriam buscado refúgio em uma residência próxima.

Durante o deslocamento, os policiais foram surpreendidos por barreiras de troncos e disparos efetuados por um grupo de aproximadamente seis a oito indivíduos. Diante da injusta agressão, as guarnições revidaram e prosseguiram em progressão tática até o imóvel indicado, onde constataram sinais de arrombamento e destruição.

A ação resultou na localização e prisão de três indivíduos, um deles, Rubens de Jesus, de 36 anos, que estava de posse de uma carabina tentou fugir pela mata, mais foi apanhado e detido, ele confessou participação no crime.

Os outros detidos foram, Jeferson, de 29 anos e Fabio Santos Ramos, de 33 anos, eles foram detidos e conduzidos para a Delegacia Territorial de Itamaraju. No interior da residência e nas imediações, foram apreendidos uma farta quantidade de armas e munições, além de veículos e rádios comunicadores.

Vejam a relação de material apreendidos.

* 02 espingardas de fabricação artesanal;

* 01 revólver calibre .32, com numeração suprimida;

* 01 pistola Taurus calibre .380, com numeração suprimida e carregador;

* 13 munições calibre 9mm;

* 01 carabina Rossi calibre 22;

* 01 motocicleta Honda Pop vermelha;

* 02 rádios comunicadores.

Todo o material e os envolvidos foram apresentados à autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/