
A cidade de itabela, localizada a aproximadamente 700 km de Salvador, na Bahia, enfrenta dias e noites de tensão nestes útimos dias . Fortes chuvas provocaram estragos em diversos bairros, moradores ficaram ilhados dentro de casa e ruas completamente alagadas.
De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, a equipe da Defesa Civil foi mobilizada para responder à emergência. Segundo a administração municipal, as equipes da Defesa Civil estão atuando nas áreas mais afetadas. Em alguns pontos de alagamentos, a exemplo do bairro da Bacia, foram utilizados carros-pipa para retirar a água.
Os pontos históricos de alagamento na cidade de Itabela se devem à falta de planejamento urbano, que tem sido a principal causa dos alagamentos em alguns bairros. Nos últimos anos, a Prefeitura de Itabela deixou de fazer investimentos em infraestrutura, como a construção de redes pluviais.
A situação da cidade vem se agravando a cada ano. A Prefeitura fez investimentos na pavimentação de ruas, mas não investiu no serviço de drenagem para resolver os problemas dos alagamentos históricos. Muito pelo contrário, levantamentos apontam que a falta de planejamento urbano no passado é a principal causa dos alagamentos na cidade.
“Infelizmente, o planejamento urbano das últimas décadas em Itabela foi falho e hoje lidamos com as consequências. Muitos loteamentos foram aprovados sem qualquer amparo técnico, e agora será necessário fazer altos investimentos para reverter esta situação”, disse um engenheiro.
A falta e as falhas no planejamento urbano já geraram diversos prejuízos para a população. Em alguns pontos, como nos bairros da Bacia, Irmã Dulce e Bandeirantes, há mais de 12 anos os moradores sofrem com alagamentos e, até agora, no atual governo municipal, não há um plano concreto para resolver o problema, que continua sem solução.
Após a urbanização sem qualquer controle ambiental e social, a reparação de locais com problemas de alagamento se torna muito mais cara e dificultosa, pois as obras de drenagem são complexas.
Atualmente, são mais de cinco obras de drenagem de média a alta complexidade que precisam ser feitas de imediato, além de outras intervenções de menor complexidade.
As autoridades alertam para a continuidade do mau tempo. A previsão indica chuvas intensas, com possibilidade de alagamentos, queda de galhos, descargas elétricas e até falta de energia. A recomendação é clara: evitar pontos com acúmulo de água, não estacionar perto de árvores ou postes e desligar aparelhos elétricos durante tempestades.
A Prefeitura de Itabela reforça que todos os esforços estão sendo feitos para tentar reduzir os impactos das chuvas e garantir assistência e segurança à população afetada. Até o momento, não foram registrados desalojamentos e ninguém sofreu ferimentos.