Aposentada de Itabela em estado grave de saúde precisa ser transferida com urgência e não consegue vaga. Ela está a quatro dias no SUREM esperando por vaga.

Giro de Noticias - 19/01/2025 - 20:56


A aposentada, Helena de Souza Santos, 77 anos, moradora da rua Rui Barbosa, em Itabela, diagnosticada com fibrose pulmonar grave, deu entrada no Hospital Frei Ricardo de Itabela, na manhã de quinta-feira,16/01 /2025, necessitando de uma transferência com urgência para hospital especializado em Salvador no problema dela, mas até o momento os pedidos de transferência foram negados por falta de vaga.

Segundo Shirlei, uma das neta da idosa, o caso e bastante grave e precisa desta transferência, aonde ela se encontra, não tem suporte para atender o estado de saúde dela. “Ela precisa de um local aonde é suficiente para garantir o tratamento dela”. disse

Helena de Souza Santos, está a quatro dias internada em Itabela e os familiares não ver uma resposta do estado para que a paciente seja transferida. Ela foi levada após sentir dificuldade para respirar. Ao chegar à unidade, conta a família, ela foi internada e inserida no Sistema de Regulação do Estado, SUREM, sob o código 4318056, por que lá não tem recursos para caso dela.

A reportagem teve aceso a uma Tomografia Computadorizada do Tórax da paciente que mostra que a paciente teve uma dilatação do tronco pulmonar ou dilatação da artéria pulmonar principal. Mostra ainda que a paciente apresenta uma insuficiência mitral discreta é uma condição decorrente de um defeito na válva mitral do coração. Essa válvA mitral é a estrutura responsável pela separação entre o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo.

A situação da paciente, Helena de Souza Santos, 77 anos, moradora de Itabela, não é um caso isolado, são ocorrências diárias no município de Itabela, alguns pacientes morrem entes mesmo de ser transferido e outros ficam até meses esperado a transferência por falta de vagas o que agrava e muito o estado de saúde do paciente.

Nesta mesma data existem dois pacientes internados em estado grave no hospital de Itabela. O senhor, José Etevaldo Miranda Oliveira, de 64 anos, que está a sete dias esperando uma vaga e a senhora, Helena de Souza Santos, 77 anos, que está a 4 dia na fila de regulação do estado.

Os familiares da senhora Helena de Souza Santos, já estão juntando a documentação para mover uma ação junto ao Ministério Público pedindo urgência na transferência da idosa. Os familiares acham se não encontrar vaga em hospital público, que a Prefeitura deveria pagar um leito de hospital privado",

Segundo a Neta da idosa, o quadro de saúde da aposentada piorou e, ela está respirando com a ajuda de ventilação mecânica. Eles pretende recorrer à justiça para garantir um leito de UTI para o avó em um hospital de alta complexidade.

Vejam o Relatório Médico da Paciente

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



E ROBERIO PREFEITO DE EUNAPOLIS NÃO QUER PERMITIR QUE OUTROS MUNICÍPIOS TRANSFIRA PACIENTES PRA EUNAPOLIS