Indígenas declaram que vão tomar terrenos em áreas de demarcação indígena na Aldeia do Xandó em Caraíva.

Giro de Noticia - 12/04/2022 - 17:41


Em vidéo que vem ciculando nas redes sociais, Indigenas  declara que vão acupar tomar  todos os terrenos em áreas de demarcação indígena da Aldeia Xandó, localizadas na Aldeia-mãe de Barra Velha, na divisa com Caraíva, distrito de Porto Seguro.

Segundo os Índios, as terras são de usufruto dos povos indígenas locais e não podem ser vendidas e nem arrendadas, mesmo assim, o golpe vem acontecendo frequentemente e construções estão sendo erguidas, o que vai causar grandes prejuízos futuros para quem está investindo.

A área indígena Barra Velha foi demarcada e homologada pelo, então, presidente da República, Fernando Collor de Melo, em 1992. O decreto também leva a assinatura de Jarbas Passarinho, ministro da Justiça da época. O documento deixa bem claro os limites da área indígena, que possui faixa litorânea privilegiada, com praia paradisíaca, o que atrai a atenção de investidores, argumento de venda dos golpistas.

Conforme o denunciante, as pessoas que estão realizando essas vendas sabem muito bem da ilegalidade da prática. São índios e não índios, que utilizam de documentos falsos ou termos de compra e venda que não tem efeito jurídico algum. Ou seja, o comprador não terá qualquer garantia sobre o terreno, além de não receber nenhuma indenização quando acontecer a reintegração de posse. “Os índios vão querer suas terras de volta no vigor da lei. Quem comprou, vai perder!”, alerta.

No vidéo uma índia aparece falando que tem empresários de Caraíva participando da especulação imobiliária na região. Ela manda um recado para uma mulher, referindo como mulher do senhor Alváro e manda  um recado de que a empresaria tem terreno na localidade e que ela, não vai morar na área e a casa dela a partir de agora pertence os índios.

Aredação do Girod e Noticias tentou contato com a autora do vidéo, mais aind anão foi posivél localiza-la.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Pessoal não tô aqui do lado de ninguém, mas todos sabem que em terras indígena não se mexe, o povo comprou na mão do índio pq quis, comprou sabendo que mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer, os próprios índios iam querer de volta e por lei eles vão ter de volta.
Nego Samu

Quem diria que índio iria dar golpes assim né ? Isso é mais velho que andar pra frente. Eles vendem as terras demarcadas, gastam o dinheiro, e depois invadem tudo de novo. Bando de espertos e desonestos. Por isso o Brasil e desse jeito, misturou a malandragem do português com a preguiça do índio. O lado bom da história, é que quem investiu dinheiro nesses terrenos não vão perder tudo de mão beijada, eles vão lutar e fazer o que for preciso, nem que for preciso expulsar os invasores da região.
@caçaasputas42

. Tá na cara que esse site tá sendo pago para difamar os índios e amedrontar os brancos. Onde uma pessoa não usa nem o português corretamente. Que feio passar informações onde nem tudo é verdade. Cadê a assinatura desse documento? Digitando qualquer nome pode ser em um documento.
Sem nome

Eles venderam tudo mesmo agora querem de volta, tem é tomar a terra deles e vender pra quem tem vontade de trabalhar não fazem nada, pode entrar nas aldeias pra verem, só querem acabar com a mata
Anônimo02

Bando de índios safados vendem tudo depois querem de volta, dúvido que quem comprou vai perder assim de graça esses safados ladrões de vaca tem é que morrer
Anônimo

Agora é uso e fruto né? Agora tem danos ambientais . Na hora de vender só pensaram no dinheiro Agora querem o que? Se venderam por que agora quer tomar? Acho que o povo é besta
Piraya

Acho isso uma pouca vergonha da parte dos indígenas pois eles vendem e agora querem tomar. Só duvido que quem comprou vai perder asim de graça. Lembrando que foram os próprios índios que venderam os terrenos e agora querem revendicar o que?
Flavio

Esses Índios têm que tomar é vergonha na cara e procurar um trabalho pois foram os próprios que venderam os terrenos e agora vem com essa história. A final eles não sabia que não podia vender? Safadeza
Caraiva

Esses Índios são a maioria safados, pois são os próprios qu venderam os terrenos e agora depois de comer o dinheiro querem de volta. Isso parece até piada eles vendem e agora quer tomar.. Trabalhar ninguém quer. Não deveria ter era vendido agora vendeu a preço de banana e fica dando show.
Francês

Ja passou da hora da justiça tomar providencias e acabar com esses golpes de roubo de terra demarcadas. Sem falar nos damos ambientaisnque estao cometendo naquele lugar. O golpe ta ai.
Terra de usurfruto

cadê o video?
leitor